Dados do Serasa Experian apontam que Brasil tem hoje 57,2 milhões de brasileiros com dívidas em atraso
Redação
Publicado em 13 de outubro de 2015 às 19:10 | Atualizado há 5 diasDa assessoria
Estudo feito pelo big data da Serasa Experian apontou que o número de empresas inadimplentes chegou a 4,0 milhões, o maior já registrado. Essas companhias possuem R$ 91 bilhões em dívidas. Os números de empresas e consumidores inadimplentes bateram recorde histórico em agosto. O Brasil tem hoje com 57,2 milhões de brasileiros inadimplentes. Número é o maior já registrado desde que foi criado o levantamento, em 2014. Dívidas, somadas, totalizam R$ 246 bilhões. Nas tentativas de negociação o Sul fica em terceiro lugar no ranking (13%), seguido por Centro-Oeste (6%).
Os índices também apontam que do total de companhias inadimplentes, 46% são comerciais (comércio de bebidas, vestuário, veículos e peças, eletrônicos, entre outros), 44% são do segmento de serviços (bar, restaurante, salões de beleza, turismo, entre outros) e 9% são indústrias.
Os empreendedores podem acessar o serviço para checar se possuem pagamentos em aberto com 90 credores cadastrados.
O serviço é totalmente gratuito e mostra, também, qual a proposta de pagamento do credor, com condições especiais e descontos de até 80%. “As empresas podem acessar o serviço sem compromisso e tirar dúvidas sobre quais são suas dívidas. Além disso, também é possível renegociar o débito”, afirma Rodrigo Sanchez, gerente executivo de produtos para empresas da Serasa Experian.
Neste Feirão, o segundo realizado pela Serasa para empresas, houve 10 vezes mais acessos que no de 2014. A quantidade de acessos foi calculada após as empresas efetuarem o logon, onde já podem visualizar a dívida e os canais de renegociação. Ou seja, houve 10 vezes mais tentativas de renegociação nesta edição do Feirão em comparação com o ano passado.
O segmento que mais procurou o serviço gratuito foi o de serviços para empresas, que representa 21% dos acessos, seguido por serviços para pessoa física (16%), varejo de bens duráveis (16%), varejo de bens não duráveis (8%) e atacado de bens duráveis (6%). No país todo, 89% das empresas que procuram o Feirão são de pequeno porte: 89%.
Nesta edição do Feirão Limpa Nome Empresas, que se encerrou na sexta-feira, 09 de outubro, o cadastro de acesso não requeriu validação do Certificado Digital, tornando o processo ainda mais simples e ágil, mas mantendo a segurança de navegação graças ao sistema antifraude Fraudnet, desenvolvido pela Serasa Experian. Assim, o empresário pôde acessar o Feirão Limpa Nome Online de qualquer computador, pois a proteção dos dados da empresa está garantida.
]]>