Economia

PIB goiano cresce 5,3% no terceiro trimestre de 2023

Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2023 às 14:39 | Atualizado há 1 ano

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás registrou crescimento de 5,3% no terceiro trimestre de 2023, superando o avanço nacional de 2%.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) – entidade jurisdicionada à Secretaria-Geral de Governo (SGG).

Ao longo dos últimos 12 meses, houve um aumento de 5%, e na variação acumulada no ano, o PIB goiano manteve um crescimento positivo de 4,8%.

O setor agropecuário se destacou, apresentando uma variação de 21,8%, impulsionado pelo desempenho das culturas da lavoura temporária. O setor de serviços cresceu 2,2%, destacando-se nas atividades profissionais, científicas e técnicas, transporte, e artes, cultura, esporte e recreação, enquanto o comércio encerrou o trimestre com uma taxa de -0,4%.

Na análise com ajuste sazonal, o PIB do terceiro trimestre teve um resultado de -0,1%, sendo o setor da Indústria o único com taxa positiva (2,3%). O secretário-Geral de Governo Adriano da Rocha Lima acredita que os bons resultados se devem ao fomento do cenário econômico em Goiás – inclusas as ações do Estado para incentivar a produtividade. “Estamos avançando em vários setores e obtendo resultados muitas vezes acima do nacional”, diz Adriano.

Diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo diz que Goiás possui forte tendência de crescimento: “Estado permanece avançando. Prova disso é que crescemos no trimestre analisado e também no acumulado no ano e nos últimos 12 meses”.

Indústria

Com os resultados da indústria de transformação (4,1%), a atividade industrial encerrou o trimestre com taxa positiva de 2%. Por sua vez, a indústria extrativa, construção civil e serviços industriais de utilidade pública encerraram o trimestre com taxas de -9,9%, -3,3% e -1,6%, respectivamente.


]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias