Semana de arte
Redação
Publicado em 14 de março de 2018 às 21:53 | Atualizado há 2 semanasDesde a última segunda-feira (12), a Nova Acrópole vem realizando uma série de atividades de culturais e de reflexão. O evento acontece em todo país, nas cidades em que Nova Acrópole está presente. Em nossa capital o evento é promovido pela Nova Acrópole das Unidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia e será realizado entre os dias 12 e 17 de março de 2018. Pensando cada vez mais em aproximar a arte da sociedade, o evento é gratuito e acontecerá no Auditório da PUC Área 4 na Praça Universitária e nas Unidades da Nova Acrópole Universitário, Jardim América e Aparecida de Goiânia.
Estima-se a participação de 600 pessoas, que contempla o público do evento, além os frequentadores que já costumam visitar os locais mencionados. A programação foi elaborada a partir de assuntos de grande interesse do público, e apreciadores das diversas formas de expressão filosófica e artística, como dança, poesia, música e pintura. Este ano, além de ter como tema principal “Viver com Arte: A Beleba Como Expressão da Vida”, a Semana da Arte traz exposições, sarau, workshops e apresentações artísticas.
A Semana da Arte é uma iniciativa da Nova Acrópole, organização Internacional de caráter filosófico, cultural e social, sem fins lucrativos. Foi fundada em 1957, em Buenos Aires, na Argentina, pelo professor Jorge Angel Livraga Rizzi (1930-1991), historiador e filósofo. Está presente atualmente em mais de 50 países, nos cinco continentes, reunindo milhares de membros e apoiadores. A entidade atua em Goiânia e Aparecida de Goiânia, onde exerce valoroso trabalho em prol da educação, arte e cultura no estado de Goiás. A Nova Acrópole conta com alguns importantes parceiros, que de forma voluntária apoiam as suas realizações.
PROPOSTA
Se compararmos as cidades de 80 anos atrás às de hoje em dia, vemos que a arte era mais presente no cotidiano das diversas gerações, famílias e comunidades. As pessoas escreviam cartas, poemas, compunham músicas, cantavam juntas, declamavam e recitavam textos, havia serenatas e bailes. As cidades antigas tinham coretos, anfiteatros, praças decoradas com jardins, fontes, belas estátuas, uma arquitetura que enfatizava ambientes para a convivência e a contemplação da vida e da natureza. Tinha-se mais arte no cotidiano.
A arte fazia parte da formação e educação das crianças, dos jovens e seguia acompanhando a rotina dos adultos e idosos. Não era só um lazer ou atividade de fim de semana, mas sim, um hábito incorporado a vida, o hábito de praticar alguma arte e de buscar a beleza nas atividades do dia a dia. A formalidade e detalhes, por exemplo, nas refeições (uma mesa arrumada, todos juntos para se servirem), vestimentas, a forma de se relacionar com os demais, as celebrações e cerimônias, preservavam valores herdados. Aos poucos fomos perdendo a forma e a beleza no cotidiano, dando lugar a praticidade e as novidades do mundo moderno.
OBJETIVO
A Arte é um meio para nos conduzir ao estado natural da identidade humana, um estado de plenitude, onde sentimos despertar o que há de melhor em nós, bondade, amor, alegria de viver, compaixão, pureza, capacidade de sermos simples, honra, glória, vontade e etc. Através de obras de Arte (dança, teatro, música, poesia, pintura), podemos fazer analogias em que a mensagem, a imagem, o sentimento, a ideia nos ensinam a viver melhor, a entender melhor a nós mesmos, a enfrentar uma prova da vida, a superar uma adversidade, a ver o lado positivo, a buscar o equilíbrio, a harmonia, a não cair na ilusão, a enfrentar a dor, a sair de uma situação de dificuldade, enfim, podemos aprender com a linguagem da arte, saber que ela nos fala de forma simbólica e lúdica, que ela nos educa e forma nosso caráter se somos capazes de refletir e sentir sua essência, sua beleza.
Então, a Semana da Arte, estimula o conhecimento e apreciação da arte nas capitais do país onde é realizada, gera atividades de beleza e apreciação que estejam de acordo com o nível e possibilidades artísticas das Capitais onde Nova Acrópole está presente.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PARA O RESTANTE DA SEMANA:
SARAU ARTÍSTICO
15/03, quinta-feira, a partir das 19h
Programação:
19h – Abertura da Réplicas de quadros de Alma Tadema – Réplicas a venda
20h – Conhecendo a História do Piano. Audição musical ao vivo com o pianista Daniel Ludovico.
21h – Conhecendo sobre Balé de Repertório, com a bailarina: Amanda Almeida.
Apresentação ao vivo Cisne Branco e o Cisne Negro.
Com apresentação da bailarina: Lorena Menezes.
Intervalos com declamação de poesia.
RESERVA: https://www.acropolebrasil.com.br/ulisses/ inscricao.xhtml?eventoId=8400
FILOSOFILME > A VIDA É BELA
16/03, sexta-feira, às 20h
Exibição do filme A Vida é Bela.
Ambientado na dura realidade da segunda guerra mundial, assista à comovente fábula chapliniana de amor e fantasia que conta a história de um homem que usa sua imaginação e seu infatigável espírito para salvar aqueles que mais ama.
RESERVA: https://www.acropole.org.br/goiania-jardimamerica/
DIA DA ARTE
17/03, sábado às 17h
17h > Abertura e exposição de réplicas de Alma Tadema
18h > Apresentações artísticas, canto lírico, poesia e balé
20h > Palestra “VIVER COM ARTE: a Beleza como expressão da vida”
RESERVA: https://www.acropole.org.br/goiania-jardimamerica/
]]>