Wilder e Pedro Chaves homenageiam Badico, pioneiro da Viação São Luiz
Welliton Carlos da Silva
Publicado em 21 de junho de 2017 às 13:33 | Atualizado há 2 semanasJustiça será feita para um dos principais empresários do setor de transporte de Goiás. O Senado aprovou, na terça-feira, 20, o projeto de lei da Câmara dos Deputados 208/2015 que batiza a BR-060 com o nome do empresário Badico (Abadio Pereira Cardoso), um dos pioneiros no segmento de transportes do Estado.
Badico morreu aos 89 anos, em 2009, e deixou uma empresa sólida, com serviços prestados em 17 estados brasileiros.
A história de Abadio Pereira Cardoso se mistura com a conquista do interior goiano a partir da Marcha para o Oeste.
Com 20 anos e um caminhão, na década de 1940, ele realizava o transporte de passageiros e mercadorias pelos quatro cantos do sertão. Criou a São Luís e outras empresas de destaque na área de transporte.
No Senado, o relator do projeto de lei, senador Wilder Morais (PP-GO), fez a defesa da proposta elaborada pelo deputado federal Pedro Chaves (PMDB).
“O trecho da BR-060 foi um dos mais beneficiados por Badico. Ali ele investiu tempo, dinheiro, esperança, suor. Com seus recursos e seu destemor tornava transitável a estrada esquecida pelo governo federal. Naquele trecho, Badico foi motorista, cobrador, mecânico de beira de estrada, desatolador de ônibus, empreendedor, pioneiro, investidor. Enfim, tudo o que faz dele merecedor da lembrança do Congresso Nacional”.
Pedro Chaves batizou o trecho da BR-060 entre Goiânia e o entroncamento com a BR-452 e a GO-174 com nome do empresário principalmente pela disposição dele em atuar no segmento de transportes. A matéria vai agora à sanção presidencial.
]]>