Estudantes goianos são premiados na 3ª Olimpíada Brasileira de Biotecnologia
Em preparação para se tornarem “futuros cientistas”, 15 estudantes da rede pública estadual de Goiás foram destaque na primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia 2024 (OBBiotec).
Redação
Publicado em 17 de julho de 2024 às 13:50 | Atualizado há 6 mesesEm preparação para se tornarem “futuros cientistas”, 15 estudantes da rede pública estadual de Goiás foram destaque na primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia 2024 (OBBiotec). A competição reúne jovens de todo o país e classifica aqueles que obtém as melhores pontuações nas duas fases da prova on-line.
Do total de premiados, três são do ensino médio do Colégio Estadual Serafim de Carvalho, do município de Jataí. São eles: Mariane de Assis Martini (1° lugar da região Centro-Oeste); Brenner Moura Oliveira (2° lugar da região Centro-Oeste); e Daniela Mendes Moutinho (3° lugar da região Centro-Oeste).
Outros três são do 9° ano do ensino fundamental e estudam no Colégio Estadual Getúlio Vargas, em Jaupaci. Jhonata Ribeiro Sampaio, que ficou em 1° lugar da região Centro-Oeste, Beatriz Pereira Gomes, em 2° lugar, e Iasmin Farias Moraes, em 3° lugar.
De acordo com a estudante Beatriz, a experiência exigiu dedicação. “A gente não tinha conhecimento de todos os conteúdos, porém contamos com o auxílio da nossa professora de Biologia, que nos chamou e nos convidou para estudarmos no contraturno. Posso dizer que foi uma trajetória muito legal”, destacou a aluna.
Medalhas e certificados
Outros nove alunos do ensino fundamental e ensino médio dos Colégios Estaduais Getúlio Vargas e Serafim de Carvalho; da Escola Estadual Dom Pedro II, ambos de São Luís de Montes Belos; e do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Maria de Jesus Alves, de Cidade Ocidental, receberam a medalha “Futuro Cientista.”
Um dos agraciados foi o estudante da 2ª série do ensino médio Nikolas Lopes Nunes. Ele recebeu a ajuda do professor de Biologia, Eduardo Dias Daniel, que, pela segunda vez, garantiu um vencedor na olimpíada. Para o profissional, a participação dos jovens prepara para um “futuro promissor na área das ciências e contribui para o desenvolvimento pessoal”.
Sobre a OBBiotec
A Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) é uma competição nacional que envolve estudantes dos 8° e 9° anos do ensino fundamental, alunos do ensino médio e ensino técnico das redes públicas e privadas. A segunda etapa ocorrerá de 26 a 28 de agosto e o resultado final deve ser divulgado em outubro.
]]>