Entretenimento

30 anos sem Leide das Neves

Redação

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 20:55 | Atualizado há 6 anos

A segunda edição do livro So­breviventes do Césio 137 cum­pre a função de atualização e redimensionamento de infor­mações acerca de uma história que se iniciou em setembro de 1987 e que ainda não terminou.

Três décadas se passaram, e somente com distanciamento no tempo/espaço nos será per­mitido compreender aspectos relevantes que estão vindo à su­perfície, à medida que esse terrí­vel desastre radiológico ocorrido no planeta Terra vai ganhando contornos mais humanizados.

O livro de Carla Lacerda, com o apoio do colega jorna­lista Yago Sales, colabora para este momento analítico e de­nuncia inconsistência em rela­tórios divulgados pelo Governo do Estado de Goiás acerca dos óbitos por câncer.

Sobreviventes do Césio 137 é um manifesto contra o apaga­mento desta história.

HISTÓRICO

O acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhe­cido como acidente com o cé­sio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioa­tividade ocorrido no Brasil. A contaminação teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em ra­dioterapias foi encontrado den­tro de uma clínica abandona­da, no Centro de Goiânia, em Goiás. Foi classificado como nível 5 (acidentes com conse­quências de longo alcance) na Escala Internacional de Aciden­tes Nucleares, que vai de zero a sete, em que o menor valor cor­responde a um desvio, sem sig­nificação para segurança, en­quanto no outro extremo estão localizados os acidentes graves.

O instrumento foi encon­trado por catadores de um fer­ro-velho do local, que enten­deram tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminação, o qual afetou seriamente a saúde de centenas de pessoas. O acidente com cé­sio-137 foi o maior acidente ra­dioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usi­nas nucleares.

 

SERVIÇO

Lançamento do livro Sobreviventes do Césio 137

Onde: Coruja Café (Rua T-37, Setor Bueno)

Data: Hoje, dia 9 de agosto

Horário: 19h

Entrada Franca

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias