A comemoração dos 79 anos da academia goiana de letras
Redação
Publicado em 28 de abril de 2018 às 23:32 | Atualizado há 7 anosNa sua sede, na Rua 20, centro, derradeiro casarão preservado das primeiras habitações de alvenaria construídas em Goiânia, a Academia Goiana de Letras promoveu na noite de quinta-feira passada a comemoração dos seus 79 anos de fundação. A rica programação que faz parte do Ano Cultural Acadêmico Eurico Barbosa constou da apresentação do Quarteto de Cordas do Instituto Gustav Ritter (violino 1, Dário Santos, violino 2, Thiago Franco, violino 3, Otávio Guerra e violino 4, José Sarto) e da CIA de Teatro do Instituto Gustav Ritter, que encenou A Poesia não compra sapato, com direção de Eduardo Sousa e supervisão de Edson Fernandes, encenada pelos atores: Thaine Evellyn, Arthur Medeiros, Amanda Letícia e Luís Paulo.
A programação oficial da entidade constou da homenagem prestada aos mecenas da Instituição com a entrega do Troféu AGL e kits, ao Dr. José Carlos Siqueira, ex-chefe da Casa Civil do governo Marconi Perillo e atual presidente do Ipasgo, empresário Caio de Freitas Gama, presidente da Master Digital, Dr. Syd de Oliveira Reis, diretor-presidente do Laboratório Núcleo, Dr. Raimundo Nonato Leite Pinto, presidente do Sicoob Unicentro Brasileiro e ao jornalista Luís Eduardo Silveira Dantas, presidente da Fábrica de Notícias. Foram entregues, também, os Troféus Goyazes aos vencedores, selecionados pela comissão de acadêmicos, Miguel Jorge, Itaney Campos e Ubirajara Galli. Premiados: Troféu Goyazes Leodegária de Jesus, modalidade Poesia: Miguel d’Abadia Ramos Jubé Júnior, Troféu Goyazes Bernardo Élis, modalidade Conto, Lena Castello Branco Ferreira de Freitas, Troféu Goyazes Marieta Telles Machado, modalidade Crônica, Heloísa Helena de Campos Borges, Troféu Goyazes Nelly Alves de Almeida, modalidade Crítica/Ensaio, Emílio Vieira e o Troféu Goyazes Eli Brasiliense, modalidade Romance, Edival Lourenço de Oliveira.
A outra premiação foi a entrega do Prêmio Colemar Natal e Silva, modalidade Poesia, com o crivo seletivo da comissão julgadora composta pela poeta Maria Helena Chein, professora Albertina Vicentina e pelo professor Jamesson Buarque, foi premiada Alcione Guimarães com o seu livro: A Casa e Outros Lugares.
Ao final da solenidade a presidenta da AGL, Lêda Selma de Alencar, apresentou as coletâneas de poesia e crônica, publicadas com o selo da Editora Kelps, contendo textos dos membros da Entidade.
]]>