Entretenimento

A comemoração dos 79 anos da academia goiana de letras

Redação

Publicado em 28 de abril de 2018 às 23:32 | Atualizado há 7 anos

Na sua sede, na Rua 20, cen­tro, derradeiro casarão preservado das primei­ras habitações de alvenaria cons­truídas em Goiânia, a Academia Goiana de Letras promoveu na noite de quinta-feira passada a comemoração dos seus 79 anos de fundação. A rica programa­ção que faz parte do Ano Cultural Acadêmico Eurico Barbosa cons­tou da apresentação do Quarte­to de Cordas do Instituto Gustav Ritter (violino 1, Dário Santos, violino 2, Thiago Franco, violi­no 3, Otávio Guerra e violino 4, José Sarto) e da CIA de Teatro do Instituto Gustav Ritter, que ence­nou A Poesia não compra sapato, com direção de Eduardo Sousa e supervisão de Edson Fernandes, encenada pelos atores: Thaine Evellyn, Arthur Medeiros, Aman­da Letícia e Luís Paulo.

A programação oficial da en­tidade constou da homenagem prestada aos mecenas da Insti­tuição com a entrega do Troféu AGL e kits, ao Dr. José Carlos Si­queira, ex-chefe da Casa Civil do governo Marconi Perillo e atual presidente do Ipasgo, empresário Caio de Freitas Gama, presidente da Master Digital, Dr. Syd de Oli­veira Reis, diretor-presidente do Laboratório Núcleo, Dr. Raimun­do Nonato Leite Pinto, presidente do Sicoob Unicentro Brasileiro e ao jornalista Luís Eduardo Silvei­ra Dantas, presidente da Fábri­ca de Notícias. Foram entregues, também, os Troféus Goyazes aos vencedores, selecionados pela comissão de acadêmicos, Miguel Jorge, Itaney Campos e Ubirajara Galli. Premiados: Troféu Goya­zes Leodegária de Jesus, moda­lidade Poesia: Miguel d’Abadia Ramos Jubé Júnior, Troféu Go­yazes Bernardo Élis, modalida­de Conto, Lena Castello Branco Ferreira de Freitas, Troféu Goya­zes Marieta Telles Machado, mo­dalidade Crônica, Heloísa Helena de Campos Borges, Troféu Goya­zes Nelly Alves de Almeida, mo­dalidade Crítica/Ensaio, Emílio Vieira e o Troféu Goyazes Eli Bra­siliense, modalidade Romance, Edival Lourenço de Oliveira.

A outra premiação foi a entre­ga do Prêmio Colemar Natal e Sil­va, modalidade Poesia, com o cri­vo seletivo da comissão julgadora composta pela poeta Maria He­lena Chein, professora Albertina Vicentina e pelo professor James­son Buarque, foi premiada Alcio­ne Guimarães com o seu livro: A Casa e Outros Lugares.

Ao final da solenidade a presi­denta da AGL, Lêda Selma de Alen­car, apresentou as coletâneas de poesia e crônica, publicadas com o selo da Editora Kelps, contendo textos dos membros da Entidade.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias