Cérebro humano pode ser construído por supercomputador
Diário da Manhã
Publicado em 18 de abril de 2018 às 00:52 | Atualizado há 7 anosUm dos computadores mais potentes da Terra é o “Blue Gene”, construído pela IBM. Ele se encontra no Lawrence Livermore National Laboratory, na Califórnia, local onde se projetam ogivas termonucleares para o Pentágono. Trata-se de um complexo com uma área de 790 acres e que emprega quase 7.000 pessoas.
O Blue Gene da IBM é capaz de computar a uma velocidade fantástica de 500 trilhões de operações por segundo. O computador monstro possui uma quantidade enorme de fileiras de gabinetes de aço. É imenso. Ocupa um quarto de acre. É completamente silencioso ao realizar trilhões de cálculos complexos. Esse computador simulou o processo de funcionamento do cérebro de um camundongo, que possui algo em torno de 2 milhões de neurônios. Comparativamente o cérebro humano é dotado de algo em torno de 100 bilhões de neurônios.
A simulação do cérebro do camundongo, mesmo para um computador Blue Gene é algo muito difícil, porque cada neurônio está conectado com muitos outros formando uma rede ultradensa. A estupenda capacidade de computação, na verdade foi capaz de simular por poucos segundos. Entretanto, não foi possível simular o comportamento do pequeno mamífero.
Henry Markram, da École Politechnicque Federale, da Lausanne, na Suíça, teve sucesso na empreitada de modelar a coluna neocortical do rato, composta de 10.000 neurônios e 100 milhões de conexões. Foi um acontecimento histórico para a Ciência porque significou que era biologicamente possível a análise de toda a estrutura de uma importante parte do cérebro.
No ano de 2009, Markram cheio de otimismo disse: “Não é impossível construir o cérebro humano, e acredito que podemos fazer isso em aproximadamente 10 anos. Se construirmos corretamente ele deverá falar, ter uma inteligência e se comportar de modo muito parecido com um humano”. Para levar a efeito tal façanha seria necessário um supercomputador 20 mil vezes mais potente do que os atuais supercomputadores e com uma capacidade de memória 500 vezes maior do que o tamanho de toda a Internet atual. Quando lhe perguntaram qual a pedra no caminho dessa meta colossal? – Ele respondeu: Dinheiro. Não é uma questão de anos, e sim de dólares…” Temos a ciência conhecida para fazê-lo.
A previsão foi feita em 2009. Estamos em 2018.
]]>