Entretenimento

Ciclo das latinhas

Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2018 às 22:40 | Atualizado há 1 semana

O ciclo de vida de uma lata de bebida de alumínio é de apenas 30 dias, de uma lata para outra. Nesse período, a lata vai da pra­teleira para o consumidor e, des­cartada corretamente, para uma instalação de reciclagem em que poderá ser refundida e reforma­tada em outra lata de de alumí­nio com exatamente as mesmas características físicas da lata ori­ginal. Como o alumínio pode ser reciclado sem nenhuma perda de qualidade, as latas de alumí­nio são o produto ideal para uma reciclagem de ciclo fechado.

COMPRA, CONSUMO E COLETA

O consumidor compra as lati­nhas de alumínio no supermer­cado. Depois de usada, a lata va­zia é levada aos postos de coleta ou então vendida aos sucatei­ros, gerando renda nesta ativida­de. Nesses locais, as embalagens são prensadas com todas as suas partes (corpo, tampa e anel).

PRENSAGEM, FUNDIÇÃO E LINGOTAMENTO

Neste estágio, as latas são prensadas novamente. Des­ta vez, em grandes fardos, como são chamados os “pacotes” volu­mosos e pesados, fáceis de serem transportados. As latinhas então são derretidas em fornos espe­ciais para latas de alumínio. No lingotamento, todo o material é transportado em lingotes fundi­dos sob a forma de tiras, apropria­das para uma refusão ou trans­formação.

LAMINAÇÃO, NOVAS LATAS E ENCHIMENTO

Os lingotes passam por um processo de deformação no qual o material passa entre rolos e se transforma em bobinas de alu­mínio. As bobinas são usadas para fazer novas latinhas. Na fá­brica de bebidas, as latas passam por um processo de enchimento para ganhar aquele tradicional formato “oco” que conhecemos.

CONSUMO

Depois as latas são distribuí­das mais uma vez aos pontos de venda, fechando o ciclo de reci­clagem das latinhas de alumínio.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias