Cine UFG: Piripkura
Redação
Publicado em 15 de agosto de 2018 às 23:26 | Atualizado há 6 anosO documentário brasileiro Piripkura será exibido no Cine UFG pelo projeto Cinemas em Rede hoje, 16 de agosto, às 19h. Premiado no Festival do Rio 2017 como melhor longa-metragem de doc, Piripkura, dos brasileiros Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge, venceu o prêmio de direitos humanos no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA).
Dirigido por Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge, o documentário conta a história de uma missão de um grupo de funcionários da Funai, liderado por um homem chamado Jair Candor, em busca de dois índios da etnia piripkura, na região das fronteiras de Mato Grosso, Rondônia e Amazonas. Conhecidos como o “povo borboleta”. Estes, praticamente extintos, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da Floresta Amazônica. Com debate após a sessão, entrada gratuita.
A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério da Cultura (MinC), que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.
EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO: “PIRIPKURA”
Local: Cine UFG – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Goiás, Setor Samambaia
Data: Hoje, 16 de agosto
Horário: 19h
Entrada franca
]]>