Entretenimento

Como lidar com o trauma

Redação

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 22:19 | Atualizado há 2 semanas

 

No mês em que se comple­tam dois anos do maior acidente ambiental no Brasil, ocorrido em Mariana (MG), no dia 5 de novembro de 2015, Goiânia sedia importante even­to sobre a atuação dos psicólogos antes, durante e após catástrofes, sejam elas naturais ou provocadas pelo homem. O livro O psicólogo na redução de riscos de desastres – teoria e prática, organizado por Olavo Sant’Anna Filho e Danie­la da Cunha Lopes, será lançado no próximo dia 23 de novembro, às 18h30, no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociências (Nep­neuro), localizado à Rua 147 nº 313, Setor Marista.

Após a tragédia de Mariana, que resultou na morte de 19 pes­soas, a rede de saúde mental do município mineiro tem regis­trado uma média de 500 atendi­mentos por mês só entre a popu­lação atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, opera­da pela Samarco.

“Casos de depressão, ansiedade, abuso de remédios, álcool e drogas, além do isolamento social, têm sido recorrentes entre as pessoas afeta­das diretamente pela tragédia”, des­taca a neuropsicóloga e diretora do Nepneuro, Marina Nery Barbosa. “Por isso é salutar a discussão so­bre o papel dos psicólogos nesses eventos adversos. Infelizmente, aqui em Goiânia também temos um exemplo, o acidente com o césio 137, que completou recentemen­te 30 anos. Sabemos quão impor­tante é a atuação dos profissionais da área de saúde mental para ten­tar minimizar os traumas psicoló­gicos das vítimas”, complementa.

DeacordocomadiretoradoNep­neuro, além de um capítulo que por­menorizaotrabalhopsicossocialde­senvolvido junto aos atingidos no desastre da barragem de Fundão, o livro traz também, em sua segunda parte, outrosrelatosdecasos, comoa tragédia na boate Kiss, no Rio Gran­dedoSul, eoterremotoemCaraíbas, em Minas Gerais. “Já a primeira par­te é dedicada aos fundamentos teó­ricos da psicologia em situações de emergências e desastres”, informa.

PALESTRA

A sessão de autógrafos será ante­cedida por palestra ministrada em conjunto por um dos organizado­res do livro, Olavo Sant’Anna Filho, e pela presidente do Conselho Re­gional de Psicologia, Ionara Vieira Moura Rabelo, que tem um capí­tulo assinado na obra sobre a aten­ção psicológica em conflitos arma­dos e desastres naturais.

O evento começa às 18h30 e tem como público-alvo psicólogos, pro­fessores, estudantes e demais pro­fissionais ligados à Proteção e Defe­sa Civil. Para participar da palestra é necessário levar um quilo de ali­mento não perecível.

 

SOBRE OS PALESTRANTES:

Ionara Vieira Moura Rabelo CRP 09/1661 (atual presidente do CRP/09):

Psicóloga e mestre em Psico­logia pela PUC-Goiás, doutora em Psicologia pela Unesp-Assis, com estágio na República Domi­nicana (Instraw/ONU Mulheres), coordenadora da Comissão Na­cional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres no CFP (2014-2016) e da Comissão de Psicologia das Emergências e Desastres do CRP de Goiás. Pro­fessora adjunta da UFG e psicó­loga do Núcleo de Vigilância às Violências e Promoção da Saú­de, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Vio­lência e Gênero da Unesp-Assis. Atuou como psicóloga da organi­zação humanitária Médicos sem Fronteiras, com missões em ter­ritórios ocupados da Palestina (2011) e na fronteira da Turquia e Síria (2014 e 2015), atendendo a vítimas de conflitos armados; em Tabatinga-Amazonas (2012), atendendo a haitianos em pro­cesso migratório; em projeto de Ebola (Libéria, 2015), e no Equa­dor (2016) após terremoto.

Olavo Sant’Anna Filho CRP 06/5386 (um dos organizado­res do livro):

Oficial superior da PM do Estado de São Paulo (Pmesp), mestre e doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Centro de Altos Estu­dos de Segurança da Pmesp). Psicólogo pela UNG, psicote­rapeuta e psicodramatista pela Associação Brasileira de Psico­drama e Sociodrama (ABPS) e pela Escola Paulista de Psico­drama (EPP). Pós-graduado em Administração de Emergências e Desastres pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, pela Universidade de Wis­consin e pela Organização Part­ners of America. Pós-graduado em Gestão de Saúde, Desastres e Desenvolvimento, pela Uni­versidade da Costa Rica e pela Organização Pan-Americana da Saúde. Consultor da Organiza­ção Pan-Americana da Saúde (Opas) em programas de pre­paração para desastres (1985 a 1987). Atua em consultório, realizando intervenções com vítimas de traumas. Secretário de Estado, chefe da Casa Mili­tar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil do Esta­do de São Paulo (1997 a 2001). Membro da Rede Latino-Ame­ricana de Psicologia em Emer­gências e Desastres.

LANÇAMENTO DO LIVRO “O PSICÓLOGO NA REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES – TEORIA E PRÁTICA”

Quando: 23 de novembro (quinta-feira)

Horário: 18h30 – palestra / 19h30 – sessão de autógrafos

Onde: Núcleo de Ensino e Pesquisa em Neurociências (Nepneuro) – Rua 147, número 313, Setor Marista

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias