Entretenimento

“Cozinhando com Dona Íris” assume o primeiro lugar na audiência da TV aberta

Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 22:26 | Atualizado há 2 semanas

A nova atração das ma­nhãs de sábado da TV Serra Dourada, Ca­nal 9.1, o Cozinhando com Dona Íris, caiu na graça dos telespectadores e já é o pri­meiríssimo lugar na audiên­cia da TV aberta no horário das 9:30 às 10h. O quadro de culinária e bate-papo, estre­lado pela primeira dama de Goiânia, Dona Íris de Araú­jo, marcou 7.12 pontos no Ibope, contra 4.61 da segun­da colocada.

Concebido há mais de 13 anos, o Cozinhando com Dona Íris continua agradando o pú­blico, formado por homens e mulheres, que têm a culinária como um prazer a mais em suas vidas. Além de ensinar deliciosas receitas, Dona Íris tem abordado temas de inte­resse dos telespectadores e de toda a população.

“A ideia, para essa nova temporada, foi mesclar o preparo de receitas trazidas por nossos convidados com a abordagem de temas atu­ais, como empreendedoris­mo, direitos das mulheres, e outros que falam direta­mente aos telespectadores”, explica Dona Íris.

O programa deve integrar a grade da TV Serra Doura­da até junho próximo e vai apresentar pratos prepara­dos pela própria Dona Íris, como a rabanada recheada com creme de queijo e o san­duíche de peito de frango.

Ao longo dos últimos 13 anos do Cozinhando com Dona Íris, passaram pela co­zinha mais famosa de Goi­ás mais de uma centena de chefs e cozinheiras, alguns ilustres, como o ex-estilista e ex-deputado federal Clo­dovil Hernandes, a ex-minis­tra chefe das Relações Insti­tucionais do governo Dilma Roussef, Ideli Salvati, além dos ex-senadores Ney Suas­suna e Heloisa Helena.

Dona Íris atribui o suces­so do quadro à simplicida­de com que é mostrada as receitas e o ar de informa­lidade que cerca o bate-pa­po com seus convidados. “Tudo é feito com muita simplicidade, não há um script pré construído que exige uma grande produção e o roteiro é pragmático, de forma que o telespectador se sente muito à vontade e incluído do programa”, ava­lia a apresentadora.

SUCESSO LOCAL

No último programa, por exemplo, Dona Íris dividiu a cozinha com a dona de res­taurante Nalva Reges, que preparou uma rabada com pirão, uma deliciosa iguaria da culinária brasileira, e con­tou um pouco da sua histó­ria de vida e de como surgiu a paixão pela gastronomia.

Dona do Café Brasil, res­taurante que fica dentro do Mercado de Campinas, Nal­va embasou o tema aborda­do por Dona Íris, fundamen­tado na emancipação e nos direitos das mulheres. “A tô­nica dessa nova temporada é essa: fazermos abordagens que contribuam, de alguma forma, para uma sociedade mais justa e fraterna. Nós, mulheres, temos alcançado muitas conquistas, mas ain­da há um longo caminho a percorrer. Por isso, nunca é demais enaltecer a história de uma mulher que venceu na vida e que ocupa o seu lu­gar na sociedade com altivez e dignidade”, pontua.

O primeiro programa da atual temporada, exibido no dia 20 de janeiro, mostrou o chef de Cozinha, Felipe Ar­rojo, um dos donos da Joe’s Barbearia, preparando um apetitoso escalope de filé mignon. A estreia marcou 3.16 pontos no Ibope e uma semana depois já alcançou 7.12 na audiência, o que re­presenta aproximadamente 57 mil domicílios ligados no Cozinhando com Dona Íris.

MULTIFUNCIONAL

Dinâmica, Dona Íris divi­de o seu tempo com a pro­dução do Cozinhando com Dona Íris com os progra­mas sociais que tem ajuda­do a desenvolver em Goi­ânia. O Horta para Todos, por exemplo, continua, lite­ralmente, colhendo frutos e novas hortas comunitá­rias têm sido incen­tivadas por toda a cidade.

“Começa­mos 2018 co­lhendo hor­taliças desse ma­ravilho­so projeto que idea­lizamos lá na dé­cada de 1980. É um projeto magnífico, por­que resgata práticas de ci­dadania e de convivência em sociedade que há mui­to têm sido negligenciadas por moradores ocupa­dos pela vida agitada da grande cidade, mas que se envolveram de forma surpreendente com o Horta para To­dos”, comemora.

Além de suprir a fome das pessoas, o Horta para Todos con­tribui sobremaneira para a urbanização da cidade, ao pas­so que lotes e ter­renos baldios, que antes ape­nas coleciona­vam lixos e en­tulhos, dão lugar a grandes hortas comunitárias e até plantações de mi­lhos, por exemplo. “Já são 12 “lavouras” de milho espalhadas por terrenos baldios da Capital onde antes só se via mato e sujeira”, infor­ma dona Íris.

Dona Íris promete que um dos programas Cozi­nhando com Dona Íris será feito especialmente com ali­mentos colhidos de uma das hortas comunitárias incen­tivadas pelo Horta para To­dos. “Vamos preparar um prato onde os ingredientes sejam, em sua maioria, co­lhidos de uma dessas hortas. Vamos mostrar para nossos telespectadores o quanto é possível cultivar, no próprio quintal de casa, alimentos nutritivos, sadios e saboro­sos”, garante.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias