“Cozinhando com Dona Íris” assume o primeiro lugar na audiência da TV aberta
Redação
Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 22:26 | Atualizado há 2 semanasA nova atração das manhãs de sábado da TV Serra Dourada, Canal 9.1, o Cozinhando com Dona Íris, caiu na graça dos telespectadores e já é o primeiríssimo lugar na audiência da TV aberta no horário das 9:30 às 10h. O quadro de culinária e bate-papo, estrelado pela primeira dama de Goiânia, Dona Íris de Araújo, marcou 7.12 pontos no Ibope, contra 4.61 da segunda colocada.
Concebido há mais de 13 anos, o Cozinhando com Dona Íris continua agradando o público, formado por homens e mulheres, que têm a culinária como um prazer a mais em suas vidas. Além de ensinar deliciosas receitas, Dona Íris tem abordado temas de interesse dos telespectadores e de toda a população.
“A ideia, para essa nova temporada, foi mesclar o preparo de receitas trazidas por nossos convidados com a abordagem de temas atuais, como empreendedorismo, direitos das mulheres, e outros que falam diretamente aos telespectadores”, explica Dona Íris.
O programa deve integrar a grade da TV Serra Dourada até junho próximo e vai apresentar pratos preparados pela própria Dona Íris, como a rabanada recheada com creme de queijo e o sanduíche de peito de frango.
Ao longo dos últimos 13 anos do Cozinhando com Dona Íris, passaram pela cozinha mais famosa de Goiás mais de uma centena de chefs e cozinheiras, alguns ilustres, como o ex-estilista e ex-deputado federal Clodovil Hernandes, a ex-ministra chefe das Relações Institucionais do governo Dilma Roussef, Ideli Salvati, além dos ex-senadores Ney Suassuna e Heloisa Helena.
Dona Íris atribui o sucesso do quadro à simplicidade com que é mostrada as receitas e o ar de informalidade que cerca o bate-papo com seus convidados. “Tudo é feito com muita simplicidade, não há um script pré construído que exige uma grande produção e o roteiro é pragmático, de forma que o telespectador se sente muito à vontade e incluído do programa”, avalia a apresentadora.
SUCESSO LOCAL
No último programa, por exemplo, Dona Íris dividiu a cozinha com a dona de restaurante Nalva Reges, que preparou uma rabada com pirão, uma deliciosa iguaria da culinária brasileira, e contou um pouco da sua história de vida e de como surgiu a paixão pela gastronomia.
Dona do Café Brasil, restaurante que fica dentro do Mercado de Campinas, Nalva embasou o tema abordado por Dona Íris, fundamentado na emancipação e nos direitos das mulheres. “A tônica dessa nova temporada é essa: fazermos abordagens que contribuam, de alguma forma, para uma sociedade mais justa e fraterna. Nós, mulheres, temos alcançado muitas conquistas, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Por isso, nunca é demais enaltecer a história de uma mulher que venceu na vida e que ocupa o seu lugar na sociedade com altivez e dignidade”, pontua.
O primeiro programa da atual temporada, exibido no dia 20 de janeiro, mostrou o chef de Cozinha, Felipe Arrojo, um dos donos da Joe’s Barbearia, preparando um apetitoso escalope de filé mignon. A estreia marcou 3.16 pontos no Ibope e uma semana depois já alcançou 7.12 na audiência, o que representa aproximadamente 57 mil domicílios ligados no Cozinhando com Dona Íris.
MULTIFUNCIONAL
Dinâmica, Dona Íris divide o seu tempo com a produção do Cozinhando com Dona Íris com os programas sociais que tem ajudado a desenvolver em Goiânia. O Horta para Todos, por exemplo, continua, literalmente, colhendo frutos e novas hortas comunitárias têm sido incentivadas por toda a cidade.
“Começamos 2018 colhendo hortaliças desse maravilhoso projeto que idealizamos lá na década de 1980. É um projeto magnífico, porque resgata práticas de cidadania e de convivência em sociedade que há muito têm sido negligenciadas por moradores ocupados pela vida agitada da grande cidade, mas que se envolveram de forma surpreendente com o Horta para Todos”, comemora.
Além de suprir a fome das pessoas, o Horta para Todos contribui sobremaneira para a urbanização da cidade, ao passo que lotes e terrenos baldios, que antes apenas colecionavam lixos e entulhos, dão lugar a grandes hortas comunitárias e até plantações de milhos, por exemplo. “Já são 12 “lavouras” de milho espalhadas por terrenos baldios da Capital onde antes só se via mato e sujeira”, informa dona Íris.
Dona Íris promete que um dos programas Cozinhando com Dona Íris será feito especialmente com alimentos colhidos de uma das hortas comunitárias incentivadas pelo Horta para Todos. “Vamos preparar um prato onde os ingredientes sejam, em sua maioria, colhidos de uma dessas hortas. Vamos mostrar para nossos telespectadores o quanto é possível cultivar, no próprio quintal de casa, alimentos nutritivos, sadios e saborosos”, garante.
]]>