Dias de animação
Diário da Manhã
Publicado em 27 de outubro de 2018 às 23:36 | Atualizado há 1 semanaUm mundo onde tudo é possível, em que basta imaginar para se tornar realidade será aberto nesta sexta-feira, quando o Cine Cultura vai receber a programação do Dia Internacional da Animação de Goiânia, uma mostra gratuita de desenhos animados nacionais e internacionais de diversas técnicas e estilos. Até quarta-feira (31) serão exibidas 57 animações e em sete mostras inclusivas, que agregam diversos tipos de público. Haverá ainda lançamento de livros, exposições e oficinas de animação. Os cursos estão programados para serem realizados entre os dias 30 de outubro e 18 de novembro.
No primeiro dia do evento, nesta segunda-feira, acontecem as mostras Nacional com audiodescrição para deficientes visuais, nacional e internacional. No segundo, é a vez das mostras Infantil, Fantástica Animação e Regional de Animações Goianas. No último dia, serão exibidas a Mostra Histórica: 100 Anos da Animação Brasileira e a Sessão de Estreias.
O evento será composto por uma sessão exclusiva para as estreias de “O Evangelho Segundo Tauba e Primal”, de Márcia Deretti e Márcio Jr., e de “A Cidade dos Piratas”, de Otto Guerra. Além dos filmes, a programação do DIA Goiânia conta com exposição, lançamento de livros e oficinas.
“O Evangelho Segundo Tauba e Primal” conta a história de Tauba, que revoltado com a violência e o caos nas metrópoles, cria sua alternativa ideal, uma cidade-fortaleza-robô. Invejoso, Primal desenvolve sua versão. O filme é uma alegoria do embate entre duas perspectivas antagônicas sobre a vida e a sociedade, abordando o radicalismo, a incapacidade de diálogo e a segregação de um mundo dividido por muralhas.
Já “A Cidade dos Piratas” conta a história autobiográfica de um diretor de cinema se vê diante de uma situação complexa no meio da produção do seu longa: o autor da história passa a negar os Piratas do Tietê, personagens principais da trama já quase pronta. Em uma tentativa desesperada de salvar sua produtora e o filme, ele decide contar seu drama, criando um labirinto caótico entre a ficção e a vida real. Aguardadíssimo filme baseado na obra da cartunista Laerte.
DESTAQUES
Um dos momentos importantes da mostra acontece na terça-feira (30), com o lançamento do livro Teoria e Prática de um Cinema Junto ao Povo, de Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau. Na ocasião, o tradutor da obra, Sávio Leite, os visitantes da mostra para uma sessão de autógrafos do livro que trata da teoria e da prática do cinema junto ao povo.
O livro teve sua primeira edição em 1979 e, a segunda, em 1980. Foi traduzido pela primeira vez para o português por Sávio Leite e Lourenço Veloso, entre 2016 e 2017. Conta a experiência cinematográfica boliviana e os filmes feitos pelo Grupo Ukamau, tendo Jorge Sanjinés como expoente maior e as bases para um cinema social, coletivo e popular. Sanjinés nasceu em La Paz, em 1936, onde vive e trabalha. Tem em seu currículo doze longas metragens.
Na quarta-feira (31), o Fábio Zimbres aterrissa em Goiânia no dia 31 de outubro para participar do coquetel de abertura da exposição com os desenhos originais da graphic novel “Música para Antropomorfos”, além de painéis e intervenções nas paredes do museu feitos especialmente para a ocasião com o tema dos quadrinhos. O livro, lançado pela Zarabatana Books em 2006, estava esgotado e será relançado na ocasião.
A obra nasceu por iniciativa do grupo de rock Mechanics. Nele, Zimbres dá vida à narrativa sonora do álbum homônimo da banda, resultando em uma obra gráfica rica, complexa e rara–o que faz dela objeto de desejo dos fãs de Zimbres, dos Mechanics e das HQs independentes e autorias.
O EVENTO
O Dia Internacional da Animação de Goiânia, é na verdade uma extensão do Dia Internacional da Animação (DIA), criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), e adotado no Brasil em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA. O DIA é realizado em mais de 30 países.
No Brasil, a mostra alcançará mais de 200 cidades, chegando à sua 15ª edição celebrando os 100 anos da animação brasileira, inclusive, com uma sessão histórica dedicada exclusivamente a esse tema. Conta com o patrocínio local da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) por meio da Lei Goyazes, e do apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Cine Cultura e de empresas parceiras, como a Mandrake Comic Shop, a Hocus Pocus, o restaurante Dona Fiinha e o coletivo Obsoleto. Nacionalmente, tem o patrocínio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional da Cultura. Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da Escola Goiana de Desenho Animado e Na Toca Produções.
SERVIÇO
Quando: de 29 a 31 de outubro
Onde: Cine Cultura (Centro Cultural Marieta Telles Machado), Praça Cívica, nº2, Centro.
Informações: 62 98188 3223
ENTRADA FRANCA
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
29 DE OUTUBRO (SEGUNDA-FEIRA)
18 horas – MOSTRA NACIONAL COM AUDIODESCRIÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS
19 horas – MOSTRA NACIONAL (Duração: 54’25”)
20 horas – MOSTRA INTERNACIONAL
30 DE OUTUBRO (TERÇA-FEIRA)
15 horas – MOSTRA INFANTIL (Duração: 47’34”)
19h30 – MOSTRA FANTÁSTICA ANIMAÇÃO (Duração: 59’)
20h30 – Lançamento do livro “JORGE SANJINÉS E GRUPO UKAMAU
20h40 – MOSTRA REGIONAL DE ANIMAÇÕES GOIANAS E debate entre realizadores da mostra regional.
31 DE OUTUBRO (QUARTA-FEIRA)
18h – MOSTRA HISTÓRICA: 100 ANOS DA ANIMAÇÃO BRASILEIRA
19h – SESSÃO DE ESTREIAS.
20h40 – COQUETEL DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
MÚSICA PARA ANTROPOMORFOS com a presença do artista Fabio Zimbres
Dias 30 e 31 de outubro, das 14h às 18h OFICINA DE ANIMAÇÃO – O QUARTO VIVO Com Fabio Zimbres (RS)
Local: Escola Goiana de Desenho Animado – Al. Botafogo, 235, sala 2 – Centro
Dias 17 e 18 de novembro, das 14h às 18h
OFICINA DE ANIMAÇÃO STOP MOTION – Com GiulianaDanza (MG)
]]>