Direitos autorais: ChatGPT é processado por autores de “Game of Thrones”
Os autores de ‘Game of Thrones’, George RR Martin e John Grisham, entraram com um processo contra a OpenAI, donda do ChatGPT. Segundo eles, seus direitos autorais foram infringidos ao utilizar seu conteúdo para treinar o sistema de Inteligência Artificial (IA).
Fernando Boeira Keller
Publicado em 22 de setembro de 2023 às 17:00 | Atualizado há 1 anoOs autores de ‘Game of Thrones’, George RR Martin e John Grisham, entraram com um processo contra a OpenAI, donda do ChatGPT. Segundo eles, seus direitos autorais foram infringidos ao utilizar seu conteúdo para treinar o sistema de Inteligência Artificial (IA).
Autores como Jonathan Franzen, Jodi Picoult e George Saunders estão envolvidos em um processo contra a OpenAI, movido pelo Authors Guild nos Estados Unidos. A empresa foi acusada de realizar um grande roubo sistemático.
O grupo comercial Authors Guildlevou o caso para o Tribunal Federal de Manhattan, em Nova York.
Em resposta, a OpenAI afirmou que respeita os direitos dos autores e acredita que “esses criadores devem se beneficiar da tecnologia de IA”.
A OpenAI apresentou sua defesa por meio de um porta-voz, que afirmou que a empresa está atualmente envolvida em diálogos construtivos com vários criadores em nível global, incluindo o Authors Guild. Eles destacaram sua disposição para compreender e discutir as inquietações desses criadores em relação à IA, e expressaram confiança com o objetivo de encontrar oportunidades colaborativas vantajosas para todos.
]]>