Entretenimento

Duo Martins-Botelho participa de celebração a Cora Coralina na Aflag

Redação

Publicado em 18 de agosto de 2018 às 21:54 | Atualizado há 6 anos

A pianista Martha Martins e o trombonista Marcos Botelho se apresentam nesta terça-feira (21/8), às 9 horas, na Academia Fe­minina de Letras e Artes de Goiás (Aflag). O Duo Martins-Botelho é a atração musical do evento que co­memora os “129 anos de Cora Co­ralina”. A entrada é franca.

O recital faz parte do projeto “Antigas Músicas Goianas”. A ini­ciativa busca resgatar e divulgar o repertório composto entre a segunda metade do Século 19 e a primeira metade do Século 20 nas cidades históricas de Goiás, Pirenópolis, Corumbá e Jaraguá e nos primeiros anos da nova ca­pital, Goiânia.

“Estas músicas estão qua­se completamente esquecidas, queremos torná-las mais acessí­veis por meio de apresentações públicas”, afirma Marcos Bote­lho. O projeto “Antigas Músicas Goianas” já tem outras apre­sentações marcadas para Mor­rinhos (31/8), Jaraguá (15/9) e Corumbá de Goiás (22/9).

A iniciativa foi contemplada pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás 2016 e tem apoio institu­cional da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás. A Universida­de Federal de Goiás (UFG) e seus departamentos correlacionados – EMAC, PROEC e Centro Cultu­ral UFG–entram como parceiros.

DUPLA

O Duo Martins-Botelho foi cria­do em 2014 pelos professores Mar­tha Martins e Marcos Botelho, am­bos ligados à Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Univer­sidade Federal de Goiás. O objeti­vo da dupla é pesquisar e divulgar a música brasileira, sobretudo com­posições originais para a formação Piano-Trombone.

Natural de Goiânia, Martha Martins se graduou em Música (Piano) na UFG, onde foi aluna de Custódia Annunziata de Oli­veira. É mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música (RJ) e doutoranda em Musicologia na Universidade de Salamanca (Espanha). Além de professora e pesquisadora, desen­volve trabalhos como tecladista, arranjadora e produtora musical.

Marcos Botelho nasceu no Rio de Janeiro. Possui graduação e mes­trado em Música (Trombone) pela Universidade Federal do Rio de Ja­neiro (UFRJ) e doutorado em Edu­cação Musical pela Federal da Bah­ia (UFBA). É professor-pesquisador de Trombone e Música de Câmara na UFG. Coordena eventos musicais no Estado, como a Mostra de Música Erudita e o Festival de Trombones.

CELEBRAÇÃO

A apresentação do Duo Martins­-Botelho é apenas uma das ativida­des da comemoração aos 129 anos de nascimento de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a Cora Coralina, na terça-feira (21/8). A pro­gramação segue com uma palestra da escritora Maria do Rosário Cassi­miro, que sucedeu Cora Coralina na Academia Goiana de Letras (AGL) em 1985, ocupando a cadeira nº 38. A última atividade prevista é o lan­çamento do livro “Código D.J.A.”, de Djanira Ferreira Nunes.

SERVIÇO

Duo Martins-Botelho celebra Cora Coralina

Data: 21 de agosto de 2018 (terça-feira)

Horário: 9 horas

Local: Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Rua 132-C, nº 114, Setor Sul, Goiânia – GO)

Entrada franca

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias