Embalo aos curtas nacionais
Diário da Manhã
Publicado em 15 de maio de 2018 às 02:28 | Atualizado há 4 semanasOs filmes podem ser inscritos gratuitamente até 20 de julho. Diretora do evento diz que nesta edição festival busca por inovações
A Goiânia Mostra Curtas, uma das iniciativas que ajudaram a impulsionar o hoje produtivo do cinema goiano, abre nesta terça-feira suas inscrições para os interessados exibir o trabalho na 18ª edição do evento. Produções audiovisuais, sejam elas filmes de ficção, documentário, experimentais e de animação com duração máxima de 25 minutos, podem participar da seleção, cujo resultado será divulgado até o dia 21 de agosto.
Para integrar às mostras do festival, as inscrições podem ser feitas pelo site www.goianiamostracurtas.com.br. A participação é gratuita e os filmes vencedores das mostras competitivas levam o Troféu Icumam, além de prêmios em produtos e serviços fornecidos por parceiros da indústria cinematográfica, com foco no incentivo à produção.
A 18ª Goiânia Mostra Curtas acontece entre os dias 2 e 7 de outubro no Teatro Goiânia e é composta por cinco mostras competitivas (Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e 17ª Mostrinha), sendo a Mostrinha voltada inteiramente ao público infanto-juvenil e geral interessado, que articula a rede pública de ensino do estado e município, e uma mostra especial não competitiva, onde a cada ano é abordada uma temática relevante do nosso cotidiano com a finalidade de promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto.
Conta também com vasta programação paralela, como lançamentos literários, palestras, debates, atividades de formação, painéis, mesas-redondas, encontros e oficinas que são essenciais para a formação, qualificação e amadurecimento das produções e dos profissionais participantes. Na edição de 2017, o festival contabilizou um número volumoso de inscrito, foram mais de mil interessados em participar da mostra.
E para avaliar a crescente demanda de interessados em participar do Goiânia Mostra Curtas, o evento conta com um exímio time de curadores que irá selecionar os filmes para as mostras competitivas e especial. O júri é composto por Maria Abdalla, Cesar Cabral, Pedro Maciel Guimarães, Gabriela Romeu, Maíra Bühler (veja no box um breve currículo da curadoria).
Realizado e produzido pelo Icumam Cultural e Instituto, o festival tem todas as suas atividades gratuitas, e para isso conta com o incentivo institucional do Ministério da Cultura através da Secretaria do Audiovisual. Porém, o Icumam informou que busca ainda outros parceiros junto a empresas, parcerias institucionais e organizações do terceiro setor para sua realização.
Avaliando toda trajetória do evento, que se tornou longevo graças ao empenho incansável de seus organizadores, a diretora geral da mostra, Maria Abdalla, contou que, prestes a completar duas décadas de existência, o festival vive um momento que busca renovações. “Estamos sempre buscando alcançar essa maioridade, com o mesmo empenho desde a 1ª edição, mas com mais forças e maturidade, colaborando para difundir as produções audiovisuais brasileiras em curta-metragem”, declara.
ARTE
A busca pelas mudanças pode ser notada na arte moderna da 18ª Goiânia Mostra Curtas, que foi realizada por Beatriz Perini, artista e designer gráfica nascida, criada e residente em Goiânia. Ela mescla em suas produções a colagem, a fotografia e o desenho, interagindo com diferentes linguagens, se apropriando de mídia impressa para a criação de imagens, e há três anos experimenta e materializa sua produção a partir de zines e impressões de pequena tiragem. Seu trabalho visual colabora criativamente com o festival, trazendo uma leitura sobre as produções artísticas contemporâneas.
INSCRIÇÕES DE FILMES NA 18ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS
De 15 de maio a 20 de julho
Pelo site: www. goianiamostracurtas.com.br
Mais informações: (62) 3218-3779 / (62) 9 8244-0678 (TIM)
Inscrições gratuitas
Icumam
OS CURADORES
MARIA ABDALLA – CURTA MOSTRA BRASIL E CURTA MOSTRA CINEMA NOS BAIRROS
Com experiência em curadoria, júri e produção de filmes e eventos cinematográficos desde 1998, é idealizadora e diretora geral da Goiânia Mostra Curtas, sendo sua principal curadora.
CESAR CABRAL – CURTA MOSTRA ANIMAÇÃO
Formado em Cinema pela Universidade de São Paulo, atua como diretor, animador e produtor em projetos para Cinema e Televisão. É sócio da Coala Filmes, produtora especializada em animação stop motion. Tem em seu currículo os curtas Dossiê Rê Bordosa, Tempestade e a série Angeli The Killer. No momento está em produção do seu primeiro longa, com previsão de estreia para 2019.
PEDRO MACIEL GUIMARÃES – CURTA MOSTRA GOIÁS
Pedro Maciel Guimarães é professor e pesquisador em cinema e audiovisual (Instituto de Artes – Unicamp) e curador de festivais. Atua com foco na teoria do cinema, estudos aforais e gêneros cinematográficos, autor de Helena Ignez, actrice expérimentale (ACCRA/Universidade de Strasburgo), em parceria com Sandro de Oliveira.
GABRIELA ROMEU – 17ª MOSTRINHA
Jornalista especializada em produção cultural para a infância, crítica de teatro infantil, documentarista e escritora. Há 19 anos escreve sobre e para crianças no jornal Folha de S.Paulo, onde editou o caderno Folhinha, produziu reportagens sobre as realidades infantis do Brasil para outros cadernos e coordenou o projeto Mapa do Brincar (Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo).
MAÍRA BÜHLER – CURTA MOSTRA ESPECIAL
Maíra Bühler é diretora, roteirista e antropóloga, responsável pelo departamento de desenvolvimento de projetos da Klaxon. Atualmente finaliza seu quarto longa, Um Leão Por Dia, prepara mais um documentário Balé Cego, sua primeira ficção, R de Rita e uma nova série Pop Latino.
]]>