Erasmo Carlos será homenageado pela União Brasileira de Compositores
Redação
Publicado em 22 de agosto de 2018 às 03:03 | Atualizado há 6 anos“Se chorei, ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”. Os versos imortais de Erasmo Carlos, em parceria com Roberto, darão o tom de uma merecida homenagem ao Gigante Gentil da música brasileira. A União Brasileira dos Compositores (UBC) realiza a segunda edição do Prêmio UBC, em uma cerimônia repleta de surpresas a Erasmo. Autor de mais de 800 canções, o Tremendão receberá o Prêmio do Compositor Brasileiro, dia 9 de outubro, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
A União Brasileira de Compositores, maior sociedade de gestão coletiva de direitos autorais do País, criou o Prêmio UBC em 2017. Na estreia, o homenageado foi Gilberto Gil. Agora, o Prêmio do Compositor Brasileiro segue em boas mãos. Marcelo Castello Branco, diretor executivo da entidade, detalha como foi feita a escolha. “Erasmo Carlos forma, junto com Roberto, nossa dupla Lennon e McCartney. E no seu trabalho solo Erasmo também se consolidou como compositor incisivo, particular, generoso. Seu nome foi acolhido com unanimidade pelo Conselho Diretor da UBC para o Prêmio Compositor brasileiro 2018. Uma honra para a nossa sociedade ter Erasmo por perto.”
Festa do Prêmio UBC terá apresentações de grandes nomes da música brasileira e outras homenagens.
A noite promete ser mesmo de muitas emoções para Erasmo. A festa para 150 convidados reunirá um time de peso da música brasileira. E terá ainda apresentações de grandes nomes interpretando os clássicos do Tremendão.
Além da celebração à obra de Erasmo, o Prêmio UBC 2018 fará outras homenagens. Durante o evento haverá comemoração para os 20 anos da lei brasileira de direitos autorais. “A nova edição do Prêmio UBC caminha para consolidar nosso objetivo de valorizar o autor e o compositor brasileiro, o alcance do seu trabalho e a sua relevância cultural. O autor é o princípio, o meio e o fim desta iniciativa, que pretende, a cada ano, incorporar novas categorias, tornando-se mais abrangente e inclusiva”, diz Marcelo Castello Branco. “Preferimos ir sem pressa, mas sem pausa, nessa direção.”
Uma das novas honrarias a que ele se refere é o Troféu Fernando Brant, que, em seu próprio nome, recorda o grande compositor e ex-presidente da UBC, figura-chave na luta pela consolidação dos direitos autorais no País. Como Brant, uma figura relevante na defesa dos autores receberá o prêmio em sua primeira edição. O nome do homenageado ainda é segredo e será anunciado nas próximas semanas.
]]>