Explosão artística
Diário da Manhã
Publicado em 23 de julho de 2018 às 22:02 | Atualizado há 3 semanas
Segue movimentada a programação do Aldeia Sesc de Arte, que começou no último dia 21 e segue até o próximo sábado (28). Espalhar arte com preços acessíveis – ou mesmo gratuitamente – é o mote do evento, que acontece em cinco espaços culturais da capital: Teatro Sesc Centro, Teatro Madre Esperança Garrido, Parque Flamboyant, Parque Vaca Brava e Rua do Lazer. A programação envolve teatro, música, dança, oficinas e intervenções artísticas, vindos de companhias e artistas de oito estados brasileiros.
Estão participando grupos de Goiás, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Até o final da programação, o evento terá oferecido à população 31 atrações, 13 oficinas e cursos, além de três bate-papos e troca de livros e gibis durante uma semana de evento.
Um dos destaques da programação do evento é o show de encerramento, no dia 28 de julho, às 20h, no Teatro Madre Esperança Garrido, onde acontece o show chamado “Os Filhos dos Caras”, com Jair Oliveira, Wilson Simoninha e Léo Maia, filhos, respectivamente, de Jair Rodrigues, Wilson Simonal e Léo Maia. Em cena, os herdeiros do DNA da voz e do swing interpretam canções de seus pais e clássicos da MPB, a exemplo de: País tropical, Alguém me Avisou, Nem vem Que Não Tem, Mais Que Nada, Do leme ao Pontal.
Amanhã, no Teatro Sesc Centro acontece outro momento musical do evento, com o show: 60 Anos de Bossa Nova, com Nelson Faria e Maurício Einhorn, com participação especial de Guto Wirtti (RJ). Einhorn é um dos protagonistas do movimento e autor de clássicos como Estamos Aí, Tristeza de Nós Dois e Batida Diferente. Nesta apresentação, eles contam a história da bossa-nova por meio dos clássicos que fizeram esse estilo brasileiro ser admirado internacionalmente.
Outra apresentação musical que irá embalar a noite desta quinta-feira do Teatro Sesc é a da banda goiana Heróis de Botequim. Eles invocam músicas consagradas e um trabalho autoral faz parte do repertório voltado ao samba de raiz, com passagem pelo samba-enredo, samba-rock, samba de coco, partido-alto e pitadas de Chorinho, tendo como referência grandes mestres, como Vinicius de Moraes, Toquinho, Chico Buarque, João Bosco, Ataulfo Alves, Paulinho da Viola, Dorival Caymmi, entre outros.
PARA OS PEQUENOS
As crianças também vão ter um espaço interessante dentro da Aldeia Sesc de Arte. Hoje, por exemplo, o evento recebe o espetáculo “João, o Alfaiate: Um Herói Inusitado”, no Teatro Sesc Centro, dos cariocas do Centro Teatral Etc e Tal. Com classificação indicativa de cinco anos, a peça conta a história de um alfaiate que esbraveja ao mundo sua valentia por matar sete insetos pousados em sua refeição, num reino onde seres fantásticos apavoram a vila central. A notícia se espalha e chega aos ouvidos do monarca do vilarejo. Pronto: a confusão está armada. Etc e Tal surpreende com cenário, interpretação e direção de arte, revisitando esse clássico dos irmãos Grimm.
Já amanhã, no Teatro Madre Esperança Garrido, acontece o espetáculo dos também cariocas Os Ciclomáticos, “Antes que o Galo Canta”. O espetáculo, com classificação indicativa de três anos, é livremente inspirado na obra de Shakespeare, em que o Sabiá Laranjeira Junior e a Gata Malhada do Mato se apaixonam e passam por diversas dificuldades para ficar juntos.
AOS GRANDINHOS
Há ainda muita programação destinada a jovens e adultos. Uma delas é “O Cabra Que Matou as Cabras”, dos goianos da Cia. de Teatro Nu Escuro. A montagem é um teatro de rua, que será encenado no Parque Vaca Brava – Setor Bueno, às 15 horas. A peça é uma comédia sobre um advogado vigarista que sobrevive dando pequenos golpes em seus clientes, se vê envolvido em um caso de assassinato de cabras e bodes.
A dança também está presente na programação em atrações, a exemplo do espetáculo “Como Manter-se Vivo”. Na montagem a bailarina pernambucana Flávia Pinheiro coloca no palco a urgência de permanecer em movimento como um procedimento de sobrevivência. Na quinta-feira, os cariocas do Grupo Focus Cia de Dança apresentam no Teatro Madre Esperança Garrido o espetáculo de dança “Cinequanon”. Este espetáculo se envereda pelo universo do cinema como linha criativa, construindo uma atmosfera onírica, com inspiração em afetos impulsionados por músicas, ruídos, objetos e diferentes arquétipos que embalam e dão enredo a produções cinematográficas de diversos gêneros e épocas.
No Aldeia, Flávia Pinheiro também apresenta hoje, na Rua do Lazer, no Centro, a intervenção urbana “Contato Sonoro”, às 15 horas. Lá estará com um dispositivo sonoro, o som acontece quando os corpos se tocam ou quando, ao se movimenta, a performer toca diferentes partes do próprio corpo.
LITERATURA
A literatura é também destacada no evento, que recebe no sábado o “Escambo das Letras –Troca de Livros e Gibis”, às 16 horas, na Biblioteca Sesc Centro. Há ainda no sábado o “Bate Papo: história em Quadrinhos Acessível”, com o autor Emerson Rodrigues e escritora e editora da Nega Lilu Larissa Mundim. Na conversa irão discutir sobre a implementação da cultura de consumo do audiolivro no Brasil e seus meios de circulação e o desafio de levar a história em quadrinhos ao público leitor com deficiência visual.
]]>