Faça seus brinquedos
Diário da Manhã
Publicado em 9 de outubro de 2018 às 22:29 | Atualizado há 2 semanasAs primeiras experiências ficam impressas no caráter da pessoa. O que muitos chamam de “criação” é um fator influencia no jeito de falar, de vestir e até mesmo como se portar em sociedade. É na infância que o ser humano descobre as emoções, o que dói e o que dá prazer. Pequenos estímulos de vida até então inéditos que surpreendem e marcam para sempre a trajetória na terra deste ser. Cada fato tem força imensurável e criam mundos específicos com particularidades muito relevantes para compreender o que é outro. Uma criança que nasceu entre os bichos numa fazenda terá um olhar diferente do mundo em relação aquela que nunca viveu reclusa aos limites de um apartamento.
Os objetos acabam carregando esse sentimento. Uma caneca velha que a avó usava, um pedaço de pano que leva consigo para cima e para baixo. Tudo isso terá um lugar especial nos escaninhos da memória. Os brinquedos, por esse motivo, tem função importante na infância. Não só por ajudar a criança a exercitar as funções motoras e as faculdades mentais, mas também por esse pertencimento e origem. Muitos brinquedos acabam se tornando parte da cultura de um lugar, por representar detalhes do modo de vida do lugar.
Em localidades mais carentes, as crianças brincam com o que tem pela frente: pedrinhas viram bois, pedaços de madeira se formam num pequeno curral e um buraquinho na terra com água dentro vira um riacho. Tudo depende da imaginação e quanto mais simples o objeto, maior é essa influência criativa.
FAÇA VOCÊ MESMO
O Brasil é ainda um país pobre em sua maioria. Em regiões mais afastadas das grandes capitais e centros econômicos o cidadão tem que se virar para conseguir dar o mínimo de dignidade para sua família. Com a falta de produtos básicos para a sobrevivência, coisas como roupas novas e brinquedos ficam em segundo plano. Mas o jeito brasileiro, que tem muito mais de esperteza do que malandragem, consegue tirar muito deleite da perda.
Uma parte dos brasileiros teve a infância marcada por farpas, tentando criar da madeira ou qualquer outro produto um objeto diferente. Com uma ripa de madeira e quatro rolamentos temos um carro. Com uma garrafa de refrigerante vazia e quatro tampinhas temos um caminhão. Com um sabugo de milho e palha seca temos uma boneca. Assim a infância de muitos ocorreu, criando desde cedo aquilo que dá gás para a imaginação. É nestes momentos que o interesse pelo fazer artístico brota e também aquela esperteza citada anteriormente, em conseguir transformar a realidade a sua volta usando o mínimo que temos.
TRÊS BRINQUEDOS QUE PODEM SER FEITOS EM CASA:
Joguinho da Bolinha
Você vai precisar de fitas adesivas estampadas (ou fita de tecido e cola), miçangas (contas), espeto de madeira, fitinhas de tecido coloridas, potinho de iogurte, tesoura e fita silver tape (opcional).
Comece cortando a parte que fica ao redor do bocal do potinho, para deixar apenas o pote de plástico. Depois decore com as fitas adesivas estampadas, passando por todo o “corpo” do pote. Para deixar o potinho mas rígido, você pode usar a fita silver tape.
Você pode improvisar e usar fitas de tecido para decorar, é só colar com cola branca e esperar secar. Em seguida, faça um furo na parte do fundo para passar o barbante.
Antes de passar o barbante pelo buraquinho, amarre-o na miçanga e depois passe pelo buraco, dando um nó na parte de dentro que seja suficiente para o barbante ficar preso no pote. Caso for preciso, faça mais nós.
Por fim é só furar lateralmente e passar o espeto de madeira já decorado com as fitas de tecido coladas ou até mesmo as próprias fitas adesivas estampadas. Decore de forma bem colorida e prenda bem o espeto de madeira utilizando as fitas de tecido.
Lançador de Foguetes de Garrafa PET
Para fazer este projeto você vai precisar de dois pedaços de canos pvc, joelho, garrafa PET, cartolina e lápis de cores.
Comece tirando o molde com um 1/4 da cartolina que você comprou, algo em torno de 28 x 21 cm, com as medidas parecidas como de uma folha de ofício.
Pegue este papel cartolina que cortou e coloque em volta do cano PVC para tirar o molde. Marque com o lápis e depois corte um pouco maior e cole fixando com a fita adesiva. Dessa forma, você deve ficar com uma composição de um papel no formato cilíndrico.
Depois é só pintar e decorar do jeito que achar mais legal. Você pode criar as asas com cartolina e colar com a fita adesiva ou cola. Na ponta, você deve fazer um funil com o papel e colar, fazendo o bico da sua nave espacial de mentirinha.
Faça este bico de papel para pegar pressão e fazer com que o foguete decole quando acionado. Depois que fizer a nave, chegou a hora de criar o lançador.
Barquinho de Esponja
Você vai precisar da esponja, canudo, plástico, tesoura, fita adesiva estampada (opcional) e cola.
Primeiro corte o plástico em formato triangular para ser a vela do barquinho que você vai fazer. Cole esta composição que você cortou no canudo e depois enfie na esponja.
Decore a esponja com a fita adesiva estampada e pronto! Personalize como mais achar legal e brinque a valer com as crianças na hora do banho.
]]>