Entretenimento

Faça seus brinquedos

Diário da Manhã

Publicado em 9 de outubro de 2018 às 22:29 | Atualizado há 1 semana

As primeiras experiências fi­cam impressas no caráter da pessoa. O que muitos chamam de “criação” é um fator influencia no jeito de falar, de ves­tir e até mesmo como se portar em sociedade. É na infância que o ser humano descobre as emo­ções, o que dói e o que dá prazer. Pequenos estímulos de vida até então inéditos que surpreendem e marcam para sempre a trajetó­ria na terra deste ser. Cada fato tem força imensurável e criam mundos específicos com parti­cularidades muito relevantes para compreender o que é outro. Uma criança que nasceu entre os bi­chos numa fazenda terá um olhar diferente do mundo em relação aquela que nunca viveu reclusa aos limites de um apartamento.

Os objetos acabam carregando esse sentimento. Uma caneca ve­lha que a avó usava, um pedaço de pano que leva consigo para cima e para baixo. Tudo isso terá um lugar especial nos escaninhos da memó­ria. Os brinquedos, por esse moti­vo, tem função importante na in­fância. Não só por ajudar a criança a exercitar as funções motoras e as faculdades mentais, mas também por esse pertencimento e origem. Muitos brinquedos acabam se tor­nando parte da cultura de um lu­gar, por representar detalhes do modo de vida do lugar.

Em localidades mais carentes, as crianças brincam com o que tem pela frente: pedrinhas viram bois, pedaços de madeira se formam num pequeno curral e um buraqui­nho na terra com água dentro vira um riacho. Tudo depende da ima­ginação e quanto mais simples o ob­jeto, maior é essa influência criativa.

FAÇA VOCÊ MESMO

O Brasil é ainda um país pobre em sua maioria. Em regiões mais afastadas das grandes capitais e cen­tros econômicos o cidadão tem que se virar para conseguir dar o mí­nimo de dignidade para sua famí­lia. Com a falta de produtos básicos para a sobrevivência, coisas como roupas novas e brinquedos ficam em segundo plano. Mas o jeito bra­sileiro, que tem muito mais de es­perteza do que malandragem, con­segue tirar muito deleite da perda.

Uma parte dos brasileiros teve a infância marcada por farpas, ten­tando criar da madeira ou qual­quer outro produto um objeto dife­rente. Com uma ripa de madeira e quatro rolamentos temos um car­ro. Com uma garrafa de refrigeran­te vazia e quatro tampinhas temos um caminhão. Com um sabugo de milho e palha seca temos uma bo­neca. Assim a infância de muitos ocorreu, criando desde cedo aqui­lo que dá gás para a imaginação. É nestes momentos que o interesse pelo fazer artístico brota e também aquela esperteza citada anterior­mente, em conseguir transformar a realidade a sua volta usando o mínimo que temos.

 

TRÊS BRINQUEDOS QUE PODEM SER FEITOS EM CASA:

 

Joguinho da Bolinha

Você vai preci­sar de fitas adesi­vas estampadas (ou fita de tecido e cola), miçan­gas (contas), es­peto de madeira, fitinhas de tecido coloridas, potinho de iogurte, tesou­ra e fita silver tape (opcional).

Comece cor­tando a parte que fica ao re­dor do bocal do potinho, para deixar apenas o pote de plás­tico. Depois de­core com as fitas adesivas estam­padas, passan­do por todo o “corpo” do pote. Para deixar o potinho mas rígido, você pode usar a fita silver tape.

Você pode improvisar e usar fitas de tecido para decorar, é só colar com cola branca e esperar secar. Em seguida, faça um furo na parte do fundo para passar o barbante.

Antes de passar o barbante pelo buraquinho, amarre-o na miçanga e depois passe pelo buraco, dando um nó na parte de dentro que seja suficiente para o barbante ficar preso no pote. Caso for preciso, faça mais nós.

Por fim é só furar late­ralmente e passar o es­peto de ma­deira já de­corado com as fitas de tecido cola­das ou até mesmo as próprias fi­tas adesivas estampa­das. Deco­re de forma bem colori­da e prenda bem o espe­to de madei­ra utilizando as fitas de tecido.

Lançador de Foguetes de Garrafa PET

Para fazer este projeto você vai precisar de dois pedaços de canos pvc, joelho, garrafa PET, cartolina e lápis de cores.

Comece tirando o molde com um 1/4 da cartolina que você comprou, algo em torno de 28 x 21 cm, com as medi­das parecidas como de uma folha de ofício.

Pegue este papel cartolina que cortou e coloque em volta do cano PVC para tirar o mol­de. Marque com o lápis e de­pois corte um pouco maior e cole fixando com a fita adesi­va. Dessa forma, você deve fi­car com uma composição de um papel no formato cilíndrico.

Depois é só pintar e decorar do jeito que achar mais legal. Você pode criar as asas com car­tolina e colar com a fita adesiva ou cola. Na ponta, você deve fa­zer um funil com o papel e co­lar, fazendo o bico da sua nave espacial de mentirinha.

Faça este bico de papel para pegar pressão e fazer com que o foguete decole quando aciona­do. Depois que fizer a nave, che­gou a hora de criar o lançador.

Barquinho de Esponja

Você vai precisar da esponja, ca­nudo, plástico, tesoura, fita adesiva estampada (opcional) e cola.

Primeiro corte o plástico em for­mato triangular para ser a vela do barquinho que você vai fazer. Cole esta composição que você cortou no canudo e depois enfie na esponja.

Decore a esponja com a fita ade­siva estampada e pronto! Personalize como mais achar legal e brinque a va­ler com as crianças na hora do banho.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias