Festival de Ópera será aberto hoje, em Goiânia, idealizado por Adriano Pinheiro
Diário da Manhã
Publicado em 7 de junho de 2018 às 01:32 | Atualizado há 4 semanasÓperas,La Bohème, La Traviata e La Serva Padrona, assim como espetáculos e concertos, como Carmina Burana e Três Tenores in Concert – Italianíssimo – constituem montagens programadas, a partir de hoje, em Goiânia. Nos teatros Goiânia, Sesi, Centro Cultural UFG e Basileu França. É o I Festival Internacional de Ópera de Goiânia [Fiog] que anima, até agosto, a cidade.
– Linus Lerner, Liliana del Conde e Ângela Barra são atrações do evento.
O idealizador é Adriano Pinheiro. Um tenor goiano. Não custa lembrar: de carreira mundial reconhecida. O cultuado artista já cantou para três papas. Ele retornou a Goiânia como professor da Universidade Federal de Goiás [UFG] e é, hoje, o diretor-geral do projeto. O 1º Concurso Internacional de Canto de Goiânia será encerrado, em alto estilo, no mês de agosto.
– Com óperas que terão cenário, figurino, orquestra, solistas, coral, bailarinos e figurantes.
O 1º Festival Internacional de Ópera de Goiânia terá início hoje e amanhã, informa ao jornal Diário da Manhã. Com a ópera I Pagliacci, de autoria do compositor Ruggero Leoncavallo, no Teatro Basileu França. O concerto Os Três Tenores – Italianíssimo será a céu aberto no palco do Parque Flamboyant, às 17h, do dia 10 de junho.
PROGRAMAÇÃO
Além da montagem La Bohème in Concert, programada para os dias 22 e 23 de junho, no Teatro Goiânia, “as férias embaladas por ópera” prosseguem durante os finais de semana do mês de julho. Dias 3 e 4 de julho é a vez de ‘Carmina Buran’a, de Carl Orff, no Teatro Sesi. O point abrigará, nos dias 28 e 29 de julho, a montagem ‘La Traviata’, de Giuseppe Verdi.
O Concerto de Canto e Piano será protagonizado por professores participantes do 1º Festival de Ópera de Goiás. Anote aí: dia 23 de julho, no Teatro Basileu França, às 20h. Em agosto, ,dias 4 e 5, uma programação de alto nível. Com a ópera A Serva Patroa–La Serva Padrona. Uma composição de Giovanni Battista Pergolesi. Onde? No Teatro Basileu França, às 20h.
– A produção terá em cena o elenco da Emac-UFG e a Camerata Jean Douliez. O encerramento será dia 6 de agosto, com recital de canto e piano dos vencedores do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia, no Teatro Basileu França, às 20 horas.
AULAS
Animado, Adriano Pinheiro, idealizador do festival e professor da UFG, relata ainda que o concerto marcará a abertura do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia. “Com 40 prêmios para múltiplas categorias, que terão o nome de pioneiros da música erudita e o canto lírico local, além de cantores e instrumentistas renomados da cena internacional”, observa.
]]>