Entretenimento

Fogo na Brasa

Diário da Manhã

Publicado em 10 de agosto de 2018 às 22:08 | Atualizado há 3 semanas

H á algo da gastronomia da pré-história que perdura até os dias atuais: o chur­rasco, claro. Presume-se que sua origem remonta à descoberta do fogo, quando foi possível compro­var que assando a carne, a torna­va mais macia. Logo, o costume delicioso se espalhou, os índios tupis já faziam um antepassado do churrasco e, mais tarde, na re­gião Sul do país – primeira grande área a criar gado –, esta delícia se popularizou e espalhou pelo País.

Assim, fazer churrasco nunca mais foi o mesmo. Virou sinôni­mo de comemoração regada a ou­tra paixão nacional: a cerveja. E, para os apreciadores da iguaria, a oportunidade de apreciar um bom churrasco na segunda edição do Showrrasco, tradicional festival de carnes na brasa do País. O evento desembarca em Goiânia no dia 25 de agosto (sábado), a partir das 15 horas, no estacionamento do Pas­seio das Águas Shopping.

Quem estiver por lá poderá apreciar uma boa picanha, fraudi­nha, maminha, chorizo, short ribs, sholder, costela fogo de chão, car­neiro, varal de linguiças especiais e aves, leitão recheado e pernil suíno. Os clássicos acompanhamentos do prato não ficarão de fora, pois no menu arroz carreteiro, feijão tro­peiro, legumes assados na brasa. Serviço de bar com rótulos famo­sos de cervejas nacional e artesanal também estão no pacote.

Com quase 20 anos de tradi­ção, o “Showrrasco” é pioneiro na arte de assar carne. Idealiza­do para o público amante da mú­sica popular brasileira, do bom e velho rock’n roll e suas vertentes, teve início no final dos anos 90, na cidade de Santa Rita do Sapu­caí-MG, reconhecido polo de tec­nologia e produção intelectual. O festival foi idealizado por um grupo de alunos de Engenharia Elétrica do Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel, con­tando com a participação de gran­de público universitário.

Em 2017 o festival tomou ou­tra proporção, com a realização de duas edições nas cidades de Goiânia e Cuiabá. Esse ano, Be­lém do Pará também entrou no circuito. Em 2019, ano em que se comemora os 20 anos da marca, serão realizadas oito edições do festivais Brasil afora.

O FESTIVAL

Muitas das carnes servidas exi­gem longas horas de cocção e co­meçam a ser preparadas antes do evento. Segundo Jurandyr Aguiar, produtor do festival, o processo do assar começa bem antes de acen­der o carvão e a lenha, no plane­jamento e curadoria do festival.

“Para assar a carne tomamos uma série de cuidados. Possuí­mos uma curadoria em cada ci­dade que acontece o Showrrasco, responsável por cuidar primeira­mente da qualidade dos produ­tos e seleção dos chefs churras­queiros que melhor se encaixam nas proteínas e tipo de preparo. Esse ano, em Goiânia, teremos várias estações. Serviremos car­nes grelhadas, fogo de chão, va­ral, defumadores, sempre man­tendo a tradição do churrasco brazuca”, diz.

De acordo com Juliana Ba­roso, curadora do Showrrasco, o evento estará preparado para servir, pelo menos, cerca três to­neladas de carne. O perfil dos chefs esse ano será diversificado, com assadores de vários lugares do Brasil e, claro, de Goiás. Nes­sa edição, seguindo o exemplo do ano passado, as mulheres se des­tacam na brasa com um time re­nomado, trazendo ainda mais ta­lento, leveza e beleza para o fogo.

CHURRASCO E POP

O churrasco é uma mania na­cional. Seja nas feiras de gastro­nomia, nos restaurantes especia­lizados, nos encontros de food trucks, nos programas de televi­são e nos grandes festivais. Para Jurandyr Aguiar, o perfil do con­sumidor mudou muito com o passar dos anos. “No churrasco, a carne era apenas um tipo de co­mida e não existia a quantidade de cortes que temos hoje, assim como algumas raças, algumas carnes não eram comuns. Hoje as pessoas conhecem mais. Exis­tem muitos programas de televi­são que ensinam sobre culiná­ria, sobre churrasco. Atualmente, as pessoas buscam algo a mais. Elas querem o show que assistem na TV, a experiência com músi­ca, bebida e ambiente agradá­vel”, aponta o produtor do evento.

 

 

CHEFS CONVIDADOS

 

Juliana Barroso – Chef de co­zinha, formada em Gastro­nomia e pós-graduada em Docência Universitária. Ela é responsável pela curadoria do festival.

Rafael Campos – Chefe churrasqueiro, o cuiabano Rafael, panta­neiro raiz, traz na baga­gem anos de ex­periência no churrasco e o tempero de Cuiabá.

Kalie Duarte – Foi par­ticipante do reality show BBQ Brasil, do SBT. Kaka é assadora, parril­lera e mestre churras­queira raiz, é goiana e tem como referên­cia a cozinha rústica à moda caipira.

Gabriela Gutierrez – Na­tural de Bragança Paulista (SP), amante da gastronomia e apai­xonada por churrasco.

Anna Beatriz – Brasiliense re­sidente em Campinas (SP). Estu­da Alta Gastronomia e tem o chur­rasco, a brasa e a carne como uma grande paixão e dedicação.

João Paulo – Conhecido como JP, é natural de Anápolis (GO), cozinheiro, assador, apai­xonado por charcutaria, ham­búrguer e tudo na brasa.

Rafael Franz – Goiano, es­pecialista em cozinha italia­na e carnes exóticas. Forma­do em Gastronomia na Itália. Hoje é consultor gastronômi­co e chef assador.

Rodrigo Melo – Goiano espe­cialista em carnes especiais pre­paradas na brasa. Rodrigo ‘Ma­cellaio’ é organizador de eventos e ministra cursos de churrasco.

 

 

MUITA MÚSICA NO SHOWRRASCO

Além de muito churrasco, o públi­cocontarácomumaprogramaçãode shows composta por artistas de reno­me nacional durante o evento. A ban­da Pedra Letícia, Blues Etílicos e um Especial Charlie Brown Jr –com os in­tegrantes do Charlie Brown Jr (Bruno Graveto – bateria), (Marcão – guitar­ra), (Mascote – baixo), e para os vocais foi escalado um time de peso: Egípcio (Tihuana), Marcelo (Strike).

E não para por aí. A Music Station vem com um repertório altamente insinuante, alegre e inventivo, re­pleta de estrelas do rock nacional e nomes pra lá de especiais, como Kiko Zambianchi, Leo Maia (filho do Tim Maia), o multi-instrumen­tista Johnny Boy (Ira!) nos teclados, Alan Malafaia violão e voz, André Drumist na bateria, Célio Junior (Ju­nin) e Jean Hebert na guitarra. O DJ Pablo Kossa comandará as pickups com um setlist exclusivo.

 

“SHOWRRASCO”

Data: 25 de agosto (sábado)

Horário: Das 15h às 23h

Local: Passeio das Águas Shopping

Ingressos: Promocional VIP R$ 60,00 – Open food

Camarote All Inclusive R$ 190,00 – Oper bar e open food

Pontos de venda: Tribo do Açaí, República da Saúde, Lojas Flávio´s, Cateretê T-2 e Jardim Goiás, Rocket 07 e Bottega, Cuba Café Tabacaria T-63, Smoking Beer, Empório Marista, DL Conveniência e Stand Ariais – 2º Piso do Buriti Shopping

Informações: (62) 9 81007677 – WhatsApp

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias