Fonte de energia
Redação
Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 23:11 | Atualizado há 7 anosTípico da culinária paraense, o açaí entrou para o cardápio do carnaval brasileiro, por ser um alimento leve, com alta propriedade energética e com capacidade de repor eletrólitos perdidos com a transpiração. De acordo trabalhadores do ramo, o crescimento do consumo aumenta em 30% durante o período
Em dias de folia, a ordem é só dançar, acompanhar seu bloco, brindar com os amigos e não perder nem um momento de alegria. O relógio biológico fica desregrado e as refeições acabam sendo negligenciadas. Por isso, a dica é buscar alimentos coringas para não perder o ritmo. Um deles é o açaí, que tem entrado cada vez mais para o cardápio dos foliões.
Segundo o engenheiro de alimentos Vinícius Mesquita, o fato de ser um alto repositor energético natural, e leve, o açaí tem sido uma opção cada vez mais consumida no período de festa. Segundo uma das maiores rede de vendas de açaí do Brasil, seu consumo cresce cerca de 30% no período.
NUTRIENTES
Sua composição oferece a maior parte dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. “O açaí considerado o fruto mais rico em vitamina C do mundo. O alimento é rico em vitaminas B1 e B2, E, fósforo, ferro, cálcio manganês e magnésio, além de uma quantidade significativa de fibras”, descreve o especialista. Não é atoa que tem ganhado fama pelo mundo. Os americanos o batizaram como `The Superfruit`.
Vinícius explica que outro benefício do alimento é a reposição dos eletrólitos que as pessoas perdem ao transpirar. “Com a transpiração mas intensa nestes dias de folia, perdemos uma quantidade grande de sais minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio, que são importantes para manter a energia e hidratação do nosso corpo”, explica.
Além disso, em dias de maior consumo de bebidas alcoólicas, o alimento, por ser leve, não gera indigestão, auxilia no processo de revigoração do organismo e ameniza o efeito de uma possível ressaca, diz o especialista. Para completar: é possível misturá-los a frutas e adicionais, tornando-o muito mais saboroso.
FUNCIONAMENTO CONTÍNUO
Mesmo na capital, a expectativa é de aumento nas vendas. O advogado Gustavo Balduíno, que também é proprietário de três lojas de uma franquia de açaí em Goiânia, estima que o crescimento nas vendas será de 30% em cada uma de suas lojas, duas em shopping e outra em posto de gasolina que margeia a BR-153. “Por ter unidades que ficam onde a concentração de pessoas indo ou voltando de viagem é grande, geralmente no começo do feriado prolongado e, no final dele, as vendas aumentam consideravelmente. Todos os anos tem sido assim, por isso acredito que este não será diferente”, conta.
]]>