Entretenimento

Interatividade, variedade e descontração serão marca da emissora pública

Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2018 às 23:05 | Atualizado há 2 semanas

Por determinação do go­vernador Marconi Pe­rillo, interatividade, prio­ridade para a notícia, prestação de serviços e participação popu­lar passam a ser a marca da pro­gramação e do jornalismo dos veículos da Agência Brasil Cen­tral (ABC) sob o comando do jor­nalista João Bosco Bittencourt. O presidente da agência apresen­tou nesta terça-feira à equipe a proposta de gestão, a Nova ABC.

As novas grades para a Te­levisão Brasil Central (TBC) e a Rádio Brasil Central (RBC) têm foco em novos produtos, com a produção de três no­vos jornalísticos nos veícu­los – um programa de notícias matutino, outro nos moldes do Cidade Alerta para o fim da tarde e um telejornal interati­vo e debates à noite. Boletins de notícias a cada hora tam­bém irão ao ar. As mudanças têm o integral respaldo do go­vernador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, que aprovaram a nova pro­posta de gestão.

As mudanças já começa­ram e as novidades já esta­rão todas no ar em março. As inovações começaram pelo jornalismo esportivo e o ex­periente Cid Ramos, respei­tado da área em Goiás, já está no ar na nova TBC. Natural e mais solto no vídeo, Cid traz a nova pegada da programa­ção: informação com menos formalidade, descontração e variedade. Na edição desta terça-feira, além dos gols, ele apresentou imagens do ani­versário do craque Neymar, que comemorou aniversário neste dia 5 de fevereiro. Na quarta levou para a telinha o debate sobre quem tem a maior torcida no Estado, Vila Nova ou Goiás, com ampla in­teração com telespectadores.

A descontração, a participa­ção e a interatividade serão as marcas do relacionamento en­tre o time de jornalistas das no­vas TBC e RBC com a audiência, diz João Bosco. Apresentação em pé, fim das bancadas e ce­nários estáticos, intensa par­ticipação dos telespectadores, ouvintes e internautas – du­rante e na definição da pauta da programação – darão o tom do novo jornalismo. A apresen­tação da notícia terá o supor­te de inovações tecnológicas, como cenários virtuais, além de mais transmissões ao vivo. O jornalismo comunitário tam­bém ganhará vez e voz. “Vamos aproximar a TBC e a RBC da so­ciedade”, anuncia João Bosco.

A programação ao vivo ga­nhará o reforço de times de correspondentes baseados no interior de Goiás, nas princi­pais cidades, para que a notí­cia seja levada ao ar em tempo real, na hora em que ela acon­tece. A TBC e a RBC terão ainda o suporte de um grande portal, integrante à televisão e ao rá­dio com a internet e levando a audiência para dentro dos ve­ículos. “Na era da informação não há mais veículos de co­municação isolados. Os veícu­los se comunicam e se comple­mentam e esse processo ocorre por meio de internet”, diz João Bosco, que criou e coordena as redes sociais do governador Marconi Perillo, consideradas modelo no Brasil.

O presidente da ABC afirma que os profissionais da casa terão prioridade na criação e distribuição da nova grade jor­nalística, por seu comprome­timento com o crescimento da agência. A equipe, afirma, terá de ter dinamismo e exerci­tar a criatividade. “As mudan­ças começaram e não param mais. Vamos ampliar a cober­tura jornalística e ampliar ao máximo a participação dos te­lespectadores, ouvintes e in­ternautas para levar ao ar um jornalismo de interesse e rele­vante para a comunidade, na dosagem certa e na hora cer­ta”, diz João Bosco.

João Bosco anunciou que vai criar ainda uma rede de rá­dios em todo o Estado para a retransmissão do jornalístico O Mundo em sua Casa, produ­to tradicional da casa, mas que também vai se ajustar ao dina­mismo da internet, com mais interatividade com os ouvintes. Com a proposta de valorização da equipe e da programação da agência, as mudanças foram recebidas com entusiasmo pe­los profissionais

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