Entretenimento

Jesus – O homem mais amado da História, de Rodrigo Alvarez

Redação

Publicado em 10 de abril de 2018 às 01:00 | Atualizado há 2 semanas

Escrito pelo autor lai­co brasileiro que mais vende livros de temáti­ca religiosa no País, Jesus – O homem mais amado da His­tória é a obra mais atual so­bre a vida daquele que ensi­nou a humanidade a amar e dividiu a História em antes e depois. O escritor e jornalis­ta Rodrigo Alvarez recorreu às fontes bibliográficas mais recentes, investigou as mais antigas (entre elas diversos manuscritos originais) e via­jou pelos mesmos lugares percorridos por Jesus em seu tempo.

Fartamente ilustrado, o li­vro é resultado de uma pes­quisa que buscou a informa­ção em estado bruto – o mais livre possível dos interesses políticos e religiosos que sempre manipularam a História. O autor foi aos evangelhos, aos Atos dos Após­tolos, às cartas de Paulo, aos tratados de patriarcas, aos livros judaicos, às profecias, aos pergaminhos que os primeiros bispos da Igreja tenta­ram apagar na fogueira e aos livros gnósticos, com suas visões místicas, para reapresentar o leitor a uma fi­gura histórica que, ao mesmo tem­po Deus e humano, foi humilhado, traído, quebrou regras, desafiou e foi desafiado.

Rodrigo viveu três anos em Je­rusalém, de onde partiu para vi­sitas ao Sepulcro de Jesus, à Gruta da Natividade em Belém, a Naza­ré, à Turquia, à Jordânia, ao Chi­pre, ao Mar Morto e, claro, ao Rio Jordão. Caminhou pelos mesmos desertos que Jesus, meditou no alto das mesmas montanhas, pisou nas mesmas pedras, entrou nas caver­nas de Jericó, tomou banho no Mar da Galileia e subiu ao monte onde a tradição afirma que Jesus fez seu sermão inaugural.

O livro aborda temas como a disputa com João Batista, o papel de Maria Madalena na vida de Je­sus e manuscritos que, segundo interpretação divergente da tradi­ção cristã predominante, resultam dos segredos de Jesus revelados a alguns apóstolos.

Da visão de Jesus sobre o apo­calipse à reconstituição, em deta­lhes, dos últimos passos antes de sua morte, Rodrigo Alvarez conduz o leitor numa narrativa elegante e acessível. Mesmo quando caminha por passagens conhecidas o faz de uma maneira nova e emocionan­te, destrinchando também as des­cobertas arqueológicas mais recen­tes. Guiada pelos fatos, a obra lança luz sobre um Jesus de antes do cris­tianismo e de todas as suas divisões futuras – e que mostra a todos os lei­tores, cristãos ou não, e até mesmo ateus, a relevância e a permanên­cia da trajetória de um homem que pregou o amor e a tolerância e ele­vou a ética humana a outro patamar.

Jesus – O homem mais amado da História é dedicado, nas palavras do autor, “aos católi­cos, aos evangélicos – cristãos de todas as cores – e também aos espíritas, aos muçulma­nos, aos budistas, aos segui­dores de outras religiões, ou de nenhuma; a todos aque­les que, como Jesus, enten­dem que o amor ao próximo é a parte mais bonita de nos­sa existência – e que toda a existência humana, por si só, sempre foi e será sagrada.”

SOBRE O AUTOR

Rodrigo Alvarez come­çou a pesquisa sobre temas religiosos em 2011 e desde então publicou best-sellers como Aparecida e Humano demais. O autor prossegue em suas pesquisas religiosas e promete mais um livro so­bre a presença de Jesus Cris­to na História e o quanto a História se faz em seu nome, além de estar preparando sua estreia na ficção. Rodrigo é correspondente da TV Globo na Europa.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias