Entretenimento

Júri jovem que vai atuar no festival de Tiradentes já foi escolhido

Redação

Publicado em 9 de outubro de 2018 às 22:15 | Atualizado há 6 anos

Cinco estudantes universi­tárias foram selecionadas para compor o Júri Jovem da 22ª Mostra de Cinema de Tira­dentes, a ser realizada no período de 18 a 26 de janeiro de 2019, na ci­dade histórica mineira. A escolha se deu a partir da participação de 38 estudantes inscritos na oficina de “Análise de Estilos Cinemato­gráficos”, ministrada pelo crítico de cinema Victor Guimarães durante a 12ª Mostra CineBH, que aconte­ceu de 28 de agosto a 02 de setem­bro em Belo Horizonte.

Esta oficina é ministrada anual­mente e integra o Programa de Formação Audiovisual do Cine­ma sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que reúne as três mostras de cinema que a Universo Produção realiza em Minas Gerais. Tem como ob­jetivo contribuir para a formação de críticos de cinema e desenvol­ve uma análise crítica e estética de filmes brasileiros contemporâ­neos para capacitar os universitá­rios a ter uma atitude de um críti­co perante os filmes.

“O resultado da seleção, que re­vela cinco olhares fortes e singu­lares sobre o cinema, é uma con­sequência natural de uma oficina que foi muito produtiva. O diálo­go foi rico e intenso entre partici­pantes que formaram uma turma inquieta e entusiasmada, o que resultou em vários bons textos. Acredito que a experiência ainda pode render muitos frutos, tanto para quem foi selecionado como para quem não foi. Ser testemu­nha disso foi um privilégio para mim e me deixa muito empolga­do com a emergência de novas vozes críticas no cinema brasilei­ro”, comenta o instrutor da ofici­na Victor Guimarães. Os critérios utilizados para a escolha dos uni­versitários foram clareza e articu­lação de fala e escrita, a capacida­de de análise e reflexão, o olhar atento e coerência na expressão. Os selecionados serão responsá­veis pela escolha do Melhor Lon­ga da Mostra Olhos Livres da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Sobre a curiosa formação com­pletamente feminina do júri, Victor Guimarães acrescenta: “O fato de terem sido cinco mulheres selecio­nadas me parece natural, pois elas já eram maioria entre as inscrições e têm cada vez mais reivindicado espaço no debate sobre cinema, um ambiente ainda terrivelmen­te machista. Acredito também que algumas iniciativas autônomas de cineclubismo e de crítica realiza­das por mulheres nos últimos anos certamente favorecem esse cresci­mento visível do número de mulhe­res que desejam exercer profissões como a crítica e a curadoria”.

MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Maior evento do cinema bra­sileiro contemporâneo em for­mação, reflexão, exibição e difu­são que chega a sua 22ª edição de 18 a 26 de janeiro de 2019 apresentando a diversidade cul­tural do Brasil. Tem uma trajetó­ria rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no cir­cuito de mostras e festivais rea­lizados no Brasil.

Estimula a inovação, produção e difusão de conteúdos. Realiza programa de formação, dissemi­na informação, produz e difun­de conhecimento. Cria oportuni­dades de negócios, amplia a rede de contatos e conexões. Promove intercâmbio e ações de coopera­ção. Multiplica possibilidades de promoção e difusão da nossa cul­tura. Amplia o acesso do público aos bens culturais.

O evento exibe mais de 100 fil­mes brasileiros em pré-estreias nacionais, presta homenagens a personalidades do audiovisual, promove oficinas, seminário, de­bates, realiza a série Encontros com os Filmes, Mostrinha de Ci­nema e atrações artísticas que be­neficia um público estimado em mais de 35 mil pessoas.

A cidade de Tiradentes está loca­lizada a 180km de BH e recebe du­rante a Mostra Tiradentes toda in­fraestrutura necessária para sediar uma programação cultural abran­gente e gratuita, que reúne todas as manifestações da arte.

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias