Entretenimento

Lisístrata 2018 – a lei também é feminina

Redação

Publicado em 8 de junho de 2018 às 00:28 | Atualizado há 4 semanas

Em 2018, o Espaço Sonhus – Projeto Educacional Especial do Grupo Sonhus Teatro Ritual com a Seduce – completa cinco anos de existência. O projeto abriga um es­paço cultural que é hoje referência no Brasil, por se tratar de um espa­ço cultural dentro de uma escola pública administrado por um gru­po de teatro em parceria com a ad­ministração da escola, no caso o Cepi Lyceu de Goiânia.

Uma das ações do Projeto Es­paço Sonhus é a coordenação da disciplina eletiva de teatro, ofer­tada para os alunos do Lyceu. As disciplinas eletivas são optativas e o teatro é tradicionalmente o mais procurado pelos jovens alu­nos. Todo final de semestre existe um trabalho de culminância des­tas disciplinas eletivas, onde os alunos apresentam para a escola e para a comunidade em geral os resultados dos trabalhos desen­volvidos ao longo do semestre. A disciplina eletiva de Teatro prepa­ra sempre para este evento de cul­minância a apresentação de uma montagem teatral protagonizada pelos alunos.

Neste ano o texto escolhido para ser trabalhado com os alu­nos é um clássico da literatu­ra teatral Lisístrata – A Greve do Sexo, de Aristófanes.Cansadas de uma guerra que já durava 20 anos, as mulheres de Atenas, de Esparta, de Beócia e de Corinto (cidades gregas mais duramente atingidas pela guerra), chefiadas pela ateniense Lisístrata, decidi­ram por fim às hostilidades usan­do de uma tática pouco conven­cional: uma greve de sexo. Para melhor conseguir seu objetivo, ocuparam na cidade de Atenas – a Acrópole, e tomaram conta do Tesouro. Os maridos não re­sistiram à greve e concluíram um tratado de paz, depois de uma sé­rie de peripécias de grande efei­to cômico, apesar da ousadia dos detalhes. Aristófanes foi um dra­maturgo grego. É considerado o maior representante da comé­dia antiga, tendo escrito mais de 40 peças.

A escolha do texto de Aristófa­nes está conectada com as ques­tões atuais da condição feminina. O espetáculo gira em torno do em­poderamento social da mulher na contemporaneidade. O grupo é composto por 35 alunos, dos quais 30 são mulheres.

SERVIÇO

Espetáculo: Lisístrata 2018 – A Lei Também é Feminina

Dia: 8 de junho

Horário: 9h (nove da manhã dentro da programação da Culminância das disciplinas eletivas do Cepi Lyceu de Goiânia

Local: Espaço Sonhus (anexo ao Colégio Lyceu)

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias