Entretenimento

Livro de Lucas Rocha narra amizade de três jovens em meio ao diagnóstico de HIV

Redação

Publicado em 26 de agosto de 2018 às 03:35 | Atualizado há 6 anos

As vidas de três jovens de 20 e poucos anos se entrelaçam em volta de um assunto que ainda parece ser tabu–o vírus HIV – neste romance de estreia de Lucas Rocha. Em “Você tem a vida inteira”, que chega às li­vrarias em agosto pela Galera, o autor fala de forma sensível e contemporânea sobre amor e amizade na vida de quem é soropositivo.

A trama começa com Ian, que recebe o resultado positi­vo do teste de HIV. No centro de tratamento onde fez o exa­me ele conhece Victor, cujo resultado foi negativo. Victor ainda está irado com Henri­que, o rapaz com quem está saindo, por ele ter contado que era soropositivo apenas depois que eles transaram – embo­ra tenha se precavido e usado camisinha em todos os mo­mentos. Já Henrique está gos­tando de verdade de Victor e, por isso, tomou a decisão de se abrir sobre o HIV. Suas expe­riências anteriores no assun­to não foram muito boas, e ele ainda reluta em acreditar que possa amar alguém de novo.

“A perspectiva mais desafia­dora, para mim, foi a de Vic­tor. Costumo dizer que ele é o personagem que mais amo e mais odeio, porque a jor­nada de crescimento dele é a maior dos três personagens: ele é quem carrega uma sé­rie de preconceitos e quem tem que aprender a ver o ou­tro com mais empatia”, conta Lucas em entrevista ao Blog da Record.

Por meio destes três perso­nagens, ele narra os medos, as esperanças e o preconceito so­frido por quem vive com HIV. Tudo isso numa prosa delica­da e embalada também por humor, referências pop e per­sonagens secundários cativan­tes – de diversos gêneros, cores e sexualidades. “Ainda temos inúmeras vozes em silêncio na comunidade onde estou in­serido – da sigla LGBTQIA+, a maior parte das narrativas que vejo são G, e vou ficar mui­to feliz quando todas as ou­tras letras também tiverem seu espaço de destaque, principal­mente na literatura jovem bra­sileira”, defende Lucas.

TRECHO:

“Aquilo já tinha acontecido antes, mas sempre dói quando as mensagens que antes pare­ciam tão íntimas e animadas simplesmente param de vir. Tem gente que chama o HIV de vírus do amor, porque pa­rece uma barreira intransponí­vel que se coloca entre as coi­sas que poderiam acontecer caso ele não estivesse ai. E, por mais que ele já seja meu com­panheiro indesejado há três anos, como um cunhado espa­çoso que se hospeda no quar­to de hóspedes, ainda é difícil lidar com todas as impossibi­lidades que ele impõe à mi­nha vida.”

Lucas Rocha nasceu em São Gonçalo (RJ), tem 26 anos, é bibliotecário com mestrado em Ciência da Informação, formado pela Universidade Federal Fluminense. Alguns de seus contos foram publica­dos em coletâneas impressas e digitais, com destaque para os projetos “O outro lado da cida­de” e “Todas as cores do Natal”. “Você tem a vida inteira” é o seu primeiro romance.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias