Entretenimento

Livro que resgata história das ruas de  de Piracanjuba será lançado nesta quinta

Redação

Publicado em 21 de junho de 2018 às 00:15 | Atualizado há 2 semanas

Com objetivo de contribuir para a preservação da ar­quitetura urbana em estilo colonial, a psicóloga e professora Luzanir Luíza de Moura Peixoto lança nesta quinta-feira, 21, o livro Conservação e Preservação do Cal­çamento a Paralelepípedo na Cida­de de Piracanjuba-GO. O evento ocorrerá a partir das 19 horas no Auditório da Câmara Municipal de Piracanjuba, situado na Praça Wilson Eloy Pimenta nº 569, Setor Central. A solenidade é aberta ao público e contará com presença de autoridades locais.

A obra trata-se de uma pesquisa, com entrevistas, sobre a história do calçamento de Piracanjuba, e tem como finalidade assegurar o acesso à memória coletiva do município. “Com o trabalho, buscamos sensi­bilizar o poder público, bem como a sociedade, sobre a importância do calçamento de pedra para evitar sua perda ou descaracterização da pavi­mentação que possui características históricas, culturais e bucólicas”, afir­ma a autora Luzanir Luíza de Moura Peixoto. Para tanto, além de entrevis­tas com cidadãos sobre a temática, o livro também traz fotos históricas das ruas de Piracanjuba.

ORIGEM DAS RUAS DE PEDRAS DE PIRACANJUBA

O calçamento de pedra a parale­lepípedo, que representa materiais e técnicas construtivas da arquitetura colonial empregada no Estado, teve sua construção iniciada no ano de 1950, na cidade de Piracanjuba, na gestãodoprefeitodr. Ruy BrasilCaval­cante. No calçamento de Piracanjuba, a técnica utilizada para a construção, denominada de junta seca, não em­pregava argamassa no rejunto, as pe­drasforam encaixadas umasàsoutras.

A pedra paralelepípedo também tem grande utilização na construção de muros, alicerces para edificação deresidências, calçamentodecurrais, quintais, praças, destacando a Praça da Bandeira, postos de combustíveis, viasparapedestres, etc. Umdosícones neste trabalho é o senhor Robis Mar­tins Dutra, piracanjubense que con­tinua o trabalho de calçamento com paralelepípedos.

SOBRE A AUTORA

Luzanir Luíza de Moura Peixo­to possui Mestrado em Educação (2011), graduação em Arte Educa­ção (2007), licenciatura / bacharela­do em Psicologia (1986). É professora titular aposentada no Colégio Esta­dual Ruy Brasil Cavalcante, na cida­de de Piracanjuba- GO, e foi docen­te na Faculdade de Piracanjuba–FAP, na área de Arte-educação e Psicologia. Trabalhou na Clínica de Psicologiade Piracanjuba e atualmente é psicóloga na Clínica Amparo, em Senador Ca­nedo–GO. Ministra cursos e palestras com base na Teoria-Histórico-Cultu­ral com experiência na área de Arte­-educação e Psicologia. Desenvolve projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de arte–patri­mônio cultural e formação humana. Mãe de duas filhas, Luzanir é casada com o produtor rural Donizete Peixo­to, conhecido como DonizeteCabrito.

SERVIÇO

Lançamento do livro Conservação e Preservação do Calçamento a Paralelepípedo na Cidade de Piracanjuba-GO

Data: 21 de junho (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Auditório da Câmara Municipal de Piracanjuba

Endereço: Praça Wilson Eloy Pimenta nº 569, Setor Central

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias