Entretenimento

Mudar o hábito alimentar é uma das metas da maioria dos brasileiros para 2018

Diário da Manhã

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 23:44 | Atualizado há 2 semanas

O ato de aprender a comer bem inclui um estudo. Assim como um arqui­teto que planeja construir uma bela varanda em um prédio, é preciso saber o que sustenta cada alicerce, como o teto pode ser posicionado sem compro­meter toda a construção. Se ali­mentar é, com o perdão da me­táfora, da mesma forma. Não basta alterar a rotina, reduzir o tamanho do prato ou apenas fazer uma cópia da dieta de al­gum famoso e começar a seguir sem muitas orientações. Antes de começar a se alimentar di­reito é necessário entender as possibilidades e limitações do corpo. Comer direito é primei­ro se educar, é primeiro pensar antes de colocar alguma coisa na boca e, principalmente, en­tender o que significa fechar e abrir a boca na hora certa.

Por esse motivo muitas pes­soas optam por acompanhar no calendário cada mudan­ça. O hábito permite introdu­zir uma rotina alimentar, um passo muito importante para iniciar a reeducação. É muito comum também que estas pes­soas escolham o início de uma semana, de um mês, ou me­lhor: o início do ano, para co­meçar uma dieta. Talvez pelo espírito de mudança que a vira­da do ano move ou até mesmo por perceber que já está mais do que na hora. Outro fator que influencia essa vontade de mu­dar os hábitos nesse período está relacionada às fartas ceias de Natal e fim de ano. Após “enfiar o pé na jaca” durante os dias de festa, muitas pessoas procuram nutricionistas ou até mesmo dicas na internet a fim de reverter o pecado.

O maior problema da reedu­cação alimentar está justamen­te neste vício. Tentar reverter al­gum exagero e optar pela dieta é um problema, pois, na maioria dos casos, a mudança alimen­tar é deixada de lado. A maioria dos nutricionistas ou médicos li­gados à alimentação aponta que o importante da dieta é a manu­tenção do hábito, ou seja, o mais importante não está em comer uma salada hoje ou pular o al­moço amanhã, a verdadeira boa alimentação está baseada na rotina, no equilíbrio, tanto em quantidade quanto em varieda­de. Isto que transforma um al­moço em um alimento.

 

Confira abaixo algumas dicas para reeducar a alimentação em 2018

NÃO SE ESQUEÇA DO CAFÉ DA MANHÃ

Após uma noite de jejum, o corpo preci­sa de componentes para acelerar o meta­bolismo. Deixar de lado o café da manhã pode diminuir a capacidade do organismo em queimar gordura, afinal ele vai querer conservar energia. O ideal é fazer a refeição até uma hora após acordar.

INCREMENTE A SALADA COM PEIXE

O consumo da salada durante o almo­ço, ou jantar, é importante porque é rico em fibras e nutrientes. Uma sugestão é acrescentar salmão na salada, que impul­siona bastante o metabolismo. Outra dica é levar mais tempo para mastigar, pois as­sim o cérebro tem mais tempo para regis­trar que o corpo está satisfeito.

O ESTRESSE ATRAPALHA ATÉ NA BALANÇA

O hormônio cortisol do estresse pode causar estragos até na balança. Quando os níveis desse vilão estão muito altos, ele dificulta a desenvoltura do corpo em quei­mar gordura.

NÃO PULE REFEIÇÕES

Engana-se quem acha que irá emagre­cer se deixar de jantar, pois pular as refei­ções pode induzir o corpo a armazenar mais calorias quando é alimentado, porque ele acredita que não está recebendo comida suficiente. Fazer todas as refeições diaria­mente mantém os níveis de açúcar no san­gue consistentes, e isso favorece que o me­tabolismo funcione de maneira correta.

DURMA TRANQUILAMENTE

Uma noite de sono de oito horas ajuda a acelerar o metabolismo. É importante também ficar sem o celular uns 30 minu­tos antes de dormir, pois a luz emitida do aparelho cria dificuldades para a mente re­laxar e ter um sono tranquilo.

HIDRATE-SE

Beber água é importante para o fun­cionamento do corpo. Além disso, a água otimiza as reações químicas do organismo, o que faz com que o meta­bolismo seja mais eficiente.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias