Natal de Poemas
Diário da Manhã
Publicado em 1 de dezembro de 2017 às 00:34 | Atualizado há 2 semanasDezembro chegou hoje, e com ele inicia-se um dos períodos mais luminosos do ano: o Natal! Mas é bem verdade que o poeta, teatrólogo, romancista e contista goiano Miguel Jorge tem pensado e vivido o clima natalino desde a metade do ano. Isso porque aceitou o desafio do diretor do Centro Editorial e Gráfico da UFG, Antón Corbacho Quintela, para escrever poemas inspirados na principal comemoração cristã. Tais criações deu vida ao livro Natal de Poemas, que será lançado hoje, no Piso do 2 do Shopping Bougainville, das 19h às 22h.
Com ilustrações do artista plástico Amaury Menezes, o livro é bilíngue (em português e espanhol) e traz 23 poemas inéditos e especialmente criados para esta obra. A produção da obra, que tem apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia, representou ao escritor um desafio, já que foi preciso se conectar com o Natal de forma profunda em pleno agosto.
Mas, sensível que é, Miguel Jorge logo matou a charada: “Vi que o natal está dentro da gente e não apenas em dezembro. É o significado maior de amor, fraternidade e carinho. E hoje vejo que está muito difícil as pessoas se olharem e se falarem. Antes, as pessoas tinham coisas a dizer. Hoje, está tudo na técnica, as pessoas podem estar perto uma das outras, mas ficam mudas mexendo no celular”, argumenta o artista.
Um dos diferenciais do livro, de acordo com o autor, é que Natal de Poemas não toca no assunto de forma romântica e superficial. A obra possui uma abordagem ampla, que foca, inclusive, os aspectos sociais e comerciais, que fogem ligeiramente do espírito natalino. “Muitas crianças se sentem excluídas nesta época, a verdade é essa. Elas deixam a cartinha, o sapatinho na janela e não recebem nada. Se sentem excluídas no mundo, na sociedade. Tem um poema que falo isso: a criança deixou o sapato na janela e quando amanheceu o dia, ela encontrou apenas uma aranha pequenina, passeando no sapato”, detalha.
Mas o poeta enfatiza ainda que na obra o espírito de renovação e de esperança deve sobressair, até mesmo em momentos conturbados, como os de agora. “Este foi um ano, tanto de provações, quanto de aprovação, resistências e de buscas. Agora, sim, terminamos 2017 com novas esperanças e buscas de renovação. Não se pode perder a fé para continuar buscando melhorias”, aconselha.
ATO DE NATAL
Pensando em ressaltar o clima de recomeço, além da tradicional mesa de autógrafos, Miguel Jorge, cuja atuação também se destaca no teatro e no cinema goiano, também preparou uma encenação para o lançamento de hoje. Trata-se de um Ato de Natal que, além de atuação do poeta, conta com os atores Isabela Eva e Alex Amaral. “Nesta montagem, assim como no livro, vamos apresentar um natal diferente, com outra visão”, explica o escritor.
No lançamento de Natal de Poemas, Miguel Jorge irá festejar uma celebração importante em sua carreira de escritor, pois este ano marca os 30 anos do lançamento do primeiro do artista Antes de Túnel. A data, o artista irá lembrar aos presentes na noite de hoje. No entanto, ele prefere comemorá-la da melhor forma que sabe fazer: produzindo.
Atualmente envolvido na realização do Festcine Goiânia, juntamente com Débora Torres – que acontece até o dia 15 de dezembro no Centro Municipal Goiânia Ouro –, ele adianta que tem se dedicado a mais dois projetos, ainda sem data de lançamento. “Tenho trabalhado em um novo romance chamado Em Busca do Coração no Sábado à Noite e ainda na montagem de uma ópera que vai se chamar ‘Décima Quarta Estação’. Ela será a primeira ópera estritamente goiana. Estou trabalhando nela há 12 anos.”
LANÇAMENTO DO LIVRO “NATAL DE POEMAS” DE MIGUEL JORGE
Quando: Hoje, a partir das 19h
Onde: Piso 2 do Shopping Bougainville (Rua 9 nº 1855 – Shopping Bougainville – St. Marista
]]>