O sódio escondido
Redação
Publicado em 21 de fevereiro de 2018 às 00:21 | Atualizado há 7 anosNutricionistas e personal trainers indicam que a origem da frustração de manter uma rotina de dieta e exercícios sem resultados na balança pode estar em algo bem pequeno, que normalmente passa despercebido. Eles defendem que o verdadeiro vilão das dietas tem apenas três letras: sal.
A maioria das pessoas ingere, sem saber, 75% de sal através de alimentos prontos, não do saleiro. Muitas comidas tidas como “saudáveis” ou “com baixo teor de gordura” também apresentam grande quantidade de sal. Um estudo publicado na Obesity Research mostra que dietas ricas em sal estão diretamente associadas ao aumento das células de gordura no corpo. Ele ainda é o responsável por reter líquido e danificar o coração, cérebro, rins e artérias.
No livro Dieta antissal, as autoras Tammy Lakatos Shames e Lyssie Lakatos estabelecem um guia detalhado baseado na mudança de hábitos, capaz de acabar com o temido “efeito sanfona”. Elas ensinam como incorporar à dieta alimentos-chaves, classificados como anti-inchaço, limpadores e emagrecedores. Substituir uma garrafa de chá gelado industrializado por um chá verde, por exemplo, equivale a 16 dias de sódio a menos na dieta ou nove quilos evitados em um ano. As gêmeas ainda dão dicas de receitas de baixo sódio e disponibilizam um diário alimentar para organizar a nova rotina.
]]>