Programa de Capacitação da Funarte começa amanhã em Goiânia
Redação
Publicado em 17 de julho de 2018 às 00:31 | Atualizado há 3 semanasOs espaços culturais de Goiânia estarão ocupados a partir de amanhã até sexta-feira recebendo sete oficinas e dois seminários que contemplam as áreas das artes cênicas, música e artes visuais. Vila Cultural Cora Coralina, Teatro Goiânia, Teatro Goiânia Ouro, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arte de Goiânia acolherão 400 goianos selecionados para este Programa de Capacitação da Funarte. O presidente da fundação, Stepan Nercessian, ator goiano, vem à sua terra para prestigiar o programa. Nercessian recebeu em 2017 a mais alta honraria concedida a personalidades goianas da área da cultura: o Prêmio Jaburu. Ele concederá entrevista coletiva na quinta-feira, às 11 horas, no Hotel Comfort, no Setor Aeroporto.
Todas as oficinas têm quatro dias de duração, sendo cinco horas de curso por dia. Na área das artes cênicas serão oferecidas as oficinas “O corpo em Cena”, com Marluce Medeiros; “Direção teatral – noções básicas”, com Antônio Gilberto, e “Aprimoramento vocal”, com Jane Celeste Guberfain. Também aos trabalhadores das artes cênicas serão oferecidas as oficinas de “Iluminação Cênica”, com Jorge de Carvalho, e “Produção e Administração Teatral”, com Cacau Gondomar.
Aos profissionais da música serão oferecidas as oficinas de “Gestão Cultural”, com Ana Luísa Lima; “História da Música Brasileira”, com Luís Pimentel, e “Trilha Sonora”, com Mauricio Domene. Por fim, para os trabalhadores das artes visuais haverá oficinas de “Pensamento Escultórico”, com Marcone Moreira; “Arquiteturas Poéticas: autoconstrução, desconstrução e pizza”, com Daniel Murgel, e “Oficina de Conservação de Fotografias”, com Patricia de Filippi.
Além disso, nas noites de quarta e quinta-feiras serão oferecidos dois seminários. No dia 18, o seminário será sobre “Arte e Educação”, com Lilian Amaral, doutora e mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Universidade Complutense de Madrid, e Alan Maia Silva, professor, graduado em Publicidade e Propaganda, mestre em Serviço Social pela PUC-Rio, e especializado em Nonprofit Management pela Harvard Business School. No dia 19 o seminário terá como tema “História da Arte e História da Música” e será apresentado por Maria Helena Bernardes, artista visual e professora de História e Teoria da arte, e Luís Pimentel, jornalista, escritor e pesquisador da música brasileira.
Os cursos têm 20 horas de duração, cada, e serão ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Além da capital goiana, outras seis cidades brasileiras serão contempladas pelo programa. Depois de Goiânia, o programa chega a Londrina (PR), Campina Grande (PB), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). A expectativa é de que três mil pessoas sejam capacitadas, ao total. O objetivo é valorizar o processo criativo, gerando oportunidades de aperfeiçoamento técnico e artístico para os participantes, além de contribuir para a geração de emprego e renda.
SOBRE A FUNARTE
A Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Os principais objetivos da instituição, vinculada ao Ministério da Cultura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de público para as artes no Brasil.
SOBRE O PRESIDENTE
Iniciou a carreira artística no final da década de 1960. Escolhido através de teste, estreou como ator no filme Marcelo Zona Sul. Não se dedica apenas ao cinema, estendendo sua carreira ao teatro e à televisão. Trabalha na Rede Globo desde 1971.
Stepan Nercessian é ex-presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Rio de Janeiro (Sated) e da Fundação Astrojildo Pereira. Desde os 11 anos de idade passou a se interessar por política, como membro do PCB. Migrou para o PPS, oriundo do PCB, desde sua fundação. Em 2004 elegeu-se vereador na cidade do Rio de Janeiro, sendo reeleito em 2008. Nas eleições de 2010 conquistou um mandato de deputado federal representando o estado do Rio de Janeiro. Foi eleito com 84.006 votos. Ligado ao mundo do samba, e “presidente de Honra” da Escola de Samba Difícil é o Nome. Em 2014 estreou “Chacrinha – o Musical”.
É torcedor do Botafogo e do Vila Nova Futebol Clube, de Goiânia. Em dezembro de 2016 foi nomeado presidente da Funarte – Fundação Nacional de Artes, permanecendo neste cargo desde então.
SERVIÇO:
Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018 chega a Goiânia
Oficinas: “O corpo em Cena”, “Direção teatral – noções básicas”, “Aprimoramento vocal”, “Iluminação Cênica”, “Produção e Administração Teatral”, “Gestão Cultural”, “História da Música Brasileira”, “Trilha sonora”, “Pensamento Escultórico”, “Arquiteturas Poéticas: autoconstrução, desconstrução e pizza” e “Oficina de Conservação de Fotografias”
Seminários: “Arte e educação” e “História da Arte e História da Música”
Data: 17 a 20 de julho
Locais: Vila Cultural Cora Coralina, Teatro Goiânia, Teatro Goiânia Ouro, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arte de Goiânia
]]>