Entretenimento

Programa de Capacitação da Funarte começa amanhã em Goiânia

Redação

Publicado em 17 de julho de 2018 às 00:31 | Atualizado há 3 semanas

Os espaços culturais de Goiâ­nia estarão ocupados a par­tir de amanhã até sexta-fei­ra recebendo sete oficinas e dois seminários que contemplam as áreas das artes cênicas, música e artes visuais. Vila Cultural Cora Co­ralina, Teatro Goiânia, Teatro Goiâ­nia Ouro, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arte de Goiânia acolherão 400 goianos selecionados para este Programa de Capacitação da Funarte. O presidente da funda­ção, Stepan Nercessian, ator goia­no, vem à sua terra para prestigiar o programa. Nercessian recebeu em 2017 a mais alta honraria concedida a personalidades goianas da área da cultura: o Prêmio Jaburu. Ele con­cederá entrevista coletiva na quin­ta-feira, às 11 horas, no Hotel Com­fort, no Setor Aeroporto.

Todas as oficinas têm quatro dias de duração, sendo cinco ho­ras de curso por dia. Na área das artes cênicas serão oferecidas as oficinas “O corpo em Cena”, com Marluce Medeiros; “Direção tea­tral – noções básicas”, com Antônio Gilberto, e “Aprimoramento vocal”, com Jane Celeste Guberfain. Tam­bém aos trabalhadores das artes cênicas serão oferecidas as ofici­nas de “Iluminação Cênica”, com Jorge de Carvalho, e “Produção e Administração Teatral”, com Ca­cau Gondomar.

Aos profissionais da música se­rão oferecidas as oficinas de “Ges­tão Cultural”, com Ana Luísa Lima; “História da Música Brasileira”, com Luís Pimentel, e “Trilha Sonora”, com Mauricio Domene. Por fim, para os trabalhadores das artes vi­suais haverá oficinas de “Pensa­mento Escultórico”, com Marcone Moreira; “Arquiteturas Poéticas: autoconstrução, desconstrução e pizza”, com Daniel Murgel, e “Ofi­cina de Conservação de Fotogra­fias”, com Patricia de Filippi.

Além disso, nas noites de quar­ta e quinta-feiras serão oferecidos dois seminários. No dia 18, o semi­nário será sobre “Arte e Educação”, com Lilian Amaral, doutora e mes­tre em Artes pela Escola de Comu­nicações e Artes da USP e Univer­sidade Complutense de Madrid, e Alan Maia Silva, professor, gradua­do em Publicidade e Propaganda, mestre em Serviço Social pela PU­C-Rio, e especializado em Nonpro­fit Management pela Harvard Busi­ness School. No dia 19 o seminário terá como tema “História da Arte e História da Música” e será apresen­tado por Maria Helena Bernardes, artista visual e professora de Histó­ria e Teoria da arte, e Luís Pimen­tel, jornalista, escritor e pesquisa­dor da música brasileira.

Os cursos têm 20 horas de du­ração, cada, e serão ministrados por profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação. Além da ca­pital goiana, outras seis cidades bra­sileiras serão contempladas pelo programa. Depois de Goiânia, o programa chega a Londrina (PR), Campina Grande (PB), Belém (PA), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). A expectativa é de que três mil pessoas sejam capaci­tadas, ao total. O objetivo é valorizar o processo criativo, gerando oportu­nidades de aperfeiçoamento técni­co e artístico para os participantes, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

SOBRE A FUNARTE

A Fundação Nacional de Artes – Funarte é o órgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas pú­blicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Os principais objetivos da institui­ção, vinculada ao Ministério da Cul­tura, são o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvol­vimento da pesquisa, a preservação da memória e a formação de públi­co para as artes no Brasil.

SOBRE O PRESIDENTE

Iniciou a carreira artística no fi­nal da década de 1960. Escolhido através de teste, estreou como ator no filme Marcelo Zona Sul. Não se dedica apenas ao cinema, esten­dendo sua carreira ao teatro e à televisão. Trabalha na Rede Glo­bo desde 1971.

Stepan Nercessian é ex-presi­dente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diver­são do Rio de Janeiro (Sated) e da Fundação Astrojildo Pereira. Desde os 11 anos de idade passou a se in­teressar por política, como membro do PCB. Migrou para o PPS, oriun­do do PCB, desde sua fundação. Em 2004 elegeu-se vereador na cidade do Rio de Janeiro, sendo reeleito em 2008. Nas eleições de 2010 conquistou um mandato de deputado federal representando o estado do Rio de Janeiro. Foi eleito com 84.006 votos. Ligado ao mun­do do samba, e “presidente de Hon­ra” da Escola de Samba Difícil é o Nome. Em 2014 estreou “Chacri­nha – o Musical”.

É torcedor do Botafogo e do Vila Nova Futebol Clube, de Goiânia. Em dezembro de 2016 foi nomeado presidente da Funarte – Fundação Nacional de Artes, permanecendo neste cargo desde então.

SERVIÇO:

Programa Funarte de Capacitação Técnica 2018 chega a Goiânia

Oficinas: “O corpo em Cena”, “Direção teatral – noções básicas”, “Aprimoramento vocal”, “Iluminação Cênica”, “Produção e Administração Teatral”, “Gestão Cultural”, “História da Música Brasileira”, “Trilha sonora”, “Pensamento Escultórico”, “Arquiteturas Poéticas: autoconstrução, desconstrução e pizza” e “Oficina de Conservação de Fotografias”

Seminários: “Arte e educação” e “História da Arte e História da Música”

Data: 17 a 20 de julho

Locais: Vila Cultural Cora Coralina, Teatro Goiânia, Teatro Goiânia Ouro, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arte de Goiânia

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias