Seleção Prix de Lausanne será realizada pela primeira vez no Brasil,em Goiânia
Redação
Publicado em 29 de agosto de 2018 às 01:56 | Atualizado há 6 anosA Pré-seletiva para o Prix de Lausanne, uma das maiores competições de dança do mundo, será realizada pela primeira vez no Brasil. O evento acontecerá em Goiânia, nos dias 29 e 30 de setembro, sendo realizado pelo Conselho Brasileiro da Dança (CBDD) e produzido pelo Studio Dançarte, das irmãs Gisela e Ariadna Vaz. As inscrições para esta etapa estarão abertas até o dia 9 de setembro.
O Prix de Lausanne é uma competição anual, realizada na Suíça desde 1973 e organizada pela Fondation en Faveur de l’Art Chorégraphique. Os vencedores são agraciados com bolsas de estudos e despesas pagas por um ano nas escolas e companhias associadas. Entre as associadas em 2018 estavam The Royal Ballet, American Ballet Theatre e Stuttgart Ballet, algumas das escolas de dança mais renomadas do mundo.
A Pré-seletiva é utilizada para escolher candidatos de todas as nacionalidades que serão convidados para o Prix de Lausanne e, geralmente, é realizada na Argentina ou Uruguai, sendo esta a primeira vez que o Brasil é palco para o processo. Os alunos de balé nascidos entre 9 de fevereiro de 2000 e 9 de fevereiro de 2004 e que desejam tornar-se bailarinos profissionais podem se inscrever gratuitamente no site prixdelausanne.org.
Para efetivar as inscrições, os participantes devem enviar um formulário, um questionário médico preenchido e um vídeo em que o bailarino execute uma das variações clássicas do Prix de Lausanne. Todos os documentos e informações acerca dos procedimentos da Pré-seletiva estão disponíveis no site em português, inglês e espanhol.
Os envios serão apreciados pela organização da competição e os nomes aprovados nesta etapa serão anunciados via e-mail. Os escolhidos deverão se apresentar nos dias 29 e 30 de setembro, no Teatro Rio Vermelho, no Centro de Convenções de Goiânia, que fica na Rua 4, número 1400, no Setor Central, em Goiânia. A final da Pré-seletiva, no domingo (30), será aberta ao público.
Para a apresentação no Teatro Rio Vermelho, cada participante deverá preparar um solo clássico das variações do Prix de Lausanne e um solo contemporâneo. O júri da Pré-seletiva é constituído por personalidades do mundo da dança internacionalmente reconhecidas: Lidia Segni, Kathryn Bradney, Igor Piovano, Cláudia Zaccari e Gisela Vaz.
O desempenho dos concorrentes será analisado e dois candidatos terão todas as despesas pagas pela Fondation en Faveur de l’Art Chorégraphique para a apresentação na Suíça. Outros dois serão patrocinados pela Só Dança, uma loja de artigos de dança, que arcará com o custo das passagens aéreas.
Não poderão se inscrever bailarinos que possuam ou tiverem possuído um contrato como bailarino profissional. A inscrição para participar da Pré-seletiva do Prix de Lausanne em Goiânia é gratuita, mas as viagens para Goiânia e as despesas são de responsabilidade do candidato.
PRIX DE LAUSANNE 2019
A próxima edição da competição será a 47ª e acontecerá em Lausanne, na Suíça, de 3 a 10 de fevereiro de 2019. A cada edição, pelo menos oito candidatos são premiados com bolsas de estudos na escola associada de sua preferência. Ao todo, 13 brasileiros já venceram os prêmios, entre eles o goiano Adhonay Soares Silva, em 2013. Adhonay Silva escolheu ir para a John Cranko Schule e, hoje, é solista da companhia Stuttgart Ballet, na Alemanha.
]]>