Sindicato dos atores de Hollywood e estúdios planejam reunião nos próximos dias
Marcela Rodrigues
Publicado em 26 de setembro de 2023 às 21:46 | Atualizado há 1 anoO SAG-AFTRA, o sindicato dos atores de Hollywood, planeja uma reunião com os estúdios nos próximos dias. Se as demandas dos atores forem atendidas, isso pode significar o fim da greve. A informação foi divulgada pelo Deadline.
Esse movimento segue o caminho do sindicato dos roteiristas, que recentemente teve novas conversas com os estúdios. Essas negociações podem levar ao término da greve.
Entenda a greve
O SAG-AFTRA, sindicato dos atores de Hollywood, iniciou a greve em 13 de julho, após várias semanas de negociações sem sucesso com os estúdios. Algumas das demandas dos atores incluem novas regras sobre o pagamento de residuais (dinheiro que os atores recebem pela reprodução de projetos na TV e streaming) e proteções contra o uso de inteligência artificial na produção de filmes e séries.
Em junho, antes de oficializar a greve, o SAG-AFTRA realizou uma votação sobre o assunto, na qual 98% dos atores sindicalizados votaram a favor da greve.
Os atores de Hollywood não aderiam a uma greve desde 1980. Essa paralisação pode afetar não apenas as filmagens de muitos projetos com atores filiados ao SAG, mas também a participação desses atores em eventos de imprensa para filmes que já estão prontos e prestes a ser lançados nos cinemas.
Com a pressão adicional da greve dos roteiristas, que está em andamento desde maio, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos deve ser completamente paralisada até que novos contratos sejam assinados. Vale mencionar que os dois sindicatos não entravam em greve juntos desde 1960.
]]>