Sobre experiências psicodélicas
Diário da Manhã
Publicado em 10 de agosto de 2018 às 22:10 | Atualizado há 6 anosVocê conhece Johnny Allen? Considerado um dos músicos mais influentes do rock de sua geração, portando o nome de Jimi Hendrix, foi responsável por vários avanços na arte da guitarra. Ele desenvolveu a técnica de microfonia (até então indesejada pelos guitarristas) e popularizou o efeito do pedal “wah-wah”, característica marcante do seu som.
The Jimi Hendrix Experience era o nome de sua banda. Com ela lançou em menos de dois anos os três discos que compilariam o registro de uma carreira curta e brilhante. Os álbuns são hoje considerados clássicos imortais do rock: Are You Experienced (1967), Axis: Bold as Love (1967) e Eletric Ladyland (1968).
Há boatos que se você passar dos 27 uma vida de loucuras não pode mais te matar. Essa foi a idade que esse gênio da música deixou o mundo, no ano de 1970. Curiosamente outros dois músicos de importância inestimável para a cena musical dos anos 60 morreram na mesma época, em um curto período de tempo, também com 27 anos. Janis Joplin também em 70, e Jim Morrison, em 1971. O clube inclui ainda Kurt Cobain, Amy Winehouse e Brian Jones.
O COMEÇO DE TUDO
Hendrix era uma mistura de índios cherokee, negros e indianos. Seu interesse pela música surgiu quando ele encontrou um ukulele (instrumento acústico de cordas) em meio à sucata. Na época ele trabalhava com o pai na retirada de sucata. O instrumento estava degradado, e possuía apenas uma corda, mas foi o suficiente para despertar sua curiosidade.
Meses depois ele compraria um violão, e antes dos 18 anos já tocava em várias bandas da cidade de Seattle até ser tomado pelas forças armadas. Alistou-se ao exército dos Estados Unidos junto à 101ª Divisão Aerotransportada (101st Airborne Division), servindo à corporação por cerca de um ano, quando foi dispensado por ter quebrado o tornozelo durante um salto de paraquedas.
Hendrix conseguiu ser dispensado do exército depois de ter dito numa visita ao serviço psiquiátrico que estava apaixonado por um de seus comandantes. Apesar de ter buscado meios de se livrar do exército, Hendrix gostava de saltar de paraquedas, e mais tarde revelou que “o som do ar assobiando no paraquedas era uma das fontes de inspiração para o som espacial na guitarra”.
PSICODELIA E BLUES
Jimi era pura onda lisérgica, transportava suas ácidas viagens de LSD para sua música. Outras drogas também entravam em seu repertório, como o haxixe, anfetaminas e heroína. Para ele, o que destruía a mente não eram esses artifícios químicos, considerava o dinheiro e as instituições “viagens” muito mais destrutivas.
Hendrix era inovador em questão de estilo, tanto no som quanto no visual. O cara tocava guitarra com os dentes como a maioria não faria com quatro mãos. Sobre suas roupas, montava suas produções com peças femininas. Ele vivia, tocava e vestia a psicodelia.
O disco de estreia da banda Jimi Hendrix Experience, intitulado Are You Experienced, foi lançado em 1967, até hoje considerado um dos melhores álbuns de estreia de todos os tempos. O álbum foi catalogado pela revista Rolling Stone como o 15º mais importante da história da música. No mesmo ano foi lançado o segundo disco, Axis: Bold as Love, que conta com canções como Little Wing e If Six was 9, até hoje bastante cultuadas por fãs de rock psicodélico clássico.
A terceira produção da banda veio com um ar mais conceitual. O álbum duplo Electric Ladyland, de 1968, tinha uma sonoridade mais variada e experimental, que passeava por vários gêneros exploráveis pela guitarra, e incluindo longas seções de blues, como na canção Voodoo Child, de mais de 10 minutos. O disco inclui uma regravação de All Along the Watchtower, de Bob Dylan, que é considerada por muitos o melhor registro de Hendrix.
]]>