Toda criança é um artista
Diário da Manhã
Publicado em 23 de junho de 2018 às 00:22 | Atualizado há 3 semanasA infância é um dos períodos mais fortes da vida. Apesar de cada período da vida ter sua importância e seu significado, a infância permanece como um baú de características, que transformam os homens em indivíduos. O primeiro momento: o tocar em coisas novas, a falta de compromisso com assuntos sérios e a dedicação, quase exaustiva, em ações simples, como construir casinhas com barro. De certo modo, uma criança é um artista. Desde cedo faz esculturas, quando brinca na terra, cria telas incríveis, quando encontra uma tinta, cria roteiros incríveis, quando está brincando com algum amigo. Não se sabe exatamente quando as pessoas deixam essa veia artística e se tornam isso que são, mas a influência dos pais é algo relevante para que a arte represente algo de valor para o resto da vida do filho.
Uma forma simplificada é frequentar e consumir produtos artísticos voltados para o público infantil. A literatura juvenil brasileira, por exemplo, tem grandes autores produzindo e com uma profundidade criativa inovadora. Na cidade de Goiânia, artistas e produtores também movimentam apresentações voltadas para a criançada. A partir de hoje (23/6) começa a primeira edição do Festival Infantil de Artes Integradas, contemplado pelo Fundo de Apoio a cultura do Estado de Goiás 2016, com realização da Plant Cultura e Produções. O evento conta com shows, brincadeiras educativas, apresentações teatrais e circo. Além disto, a programação convida o público a participar criando, através de brincadeiras musicais, criação de bonecos e criação de instrumentos de sucata e materiais reciclados.
O Festival ocorre durante todo o fim de semana (23, 24 e 25), com encerramento na segunda-feira. A programação tem início no começo da tarde e se estende até o anoitecer. O evento será realizado no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), na Av Universitária, 1533, Setor Leste Universitário, e a entrada é gratuita. O faixa etária para o evento, de acordo com os produtores, é de 0 a 14 anos, mas as apresentações são realizadas para todas as idades. Nesta primeira edição o festival conta com a apresentação de artistas de estados como Pernambuco, São Paulo e Goiás. Se apresentam o Grupo Triii, de São Paulo, A Bandinha, de Pernambuco, Casquinha, de Goiás, e a Cia Teatral Oops!, de Goiânia, apresenta a montagem da peça O Pequeno Príncipe. Também faz parte da programação a trupe de palhaços, acrobatas e artistas do Circo Laheto. O festival também contará com tradutores de libras e guias para crianças com deficiência visual.
PEQUENO PRÍNCIPE
Três clowns contam de uma maneira bem diferente, a partir de improviso, gangues e da música, a clássica história do Pequeno Príncipe, mas de uma maneira bem divertida e com inserções de muito humor nas criações de cada personagem. A participação ativa do público é o tempero principal do espetáculo, despertando o lúdico de forma criativa e ativa, estimulando a imaginação.
A BANDINHA
A Bandinha é um grupo criado em Recife em 2012. É um projeto musical lúdico voltado para crianças de diversas idades e inspirado no universo circense, nas trupes mambembes de teatro e na tradição popular brasileira. A Bandinha leva para o palco um show que mistura objetos encontrados no dia a dia com os instrumentos que são usados em sua formação. Guitarra, baixo, bateria e voz juntam-se a garrafas, pentes, apitos e copos, mostrando que o mundo dos sons pode ser encontrado muito mais fácil do que se pode imaginar. Com seguimento interativo, explorando os sentidos, danças, brincadeiras da cultura popular e jogos coletivos. Passeando pelo cancioneiro popular e grandes sucessos da história da música infantil brasileira.
CASQUINHA
Show com a banda Goiânia Cascavelvet, que depois de 7 anos na lida com o rock nos bares, pubs e teatros, enfrentando todo tipo de situações inusitadas, latadas, criaturas da noite e rockeiros loucos. Junta suas forças e com os poderes de Grayskull e a benção da Galinha Pintadinha finalmente consideram-se preparados para esse grande desafio que é tocar para crianças.O show conta com um repertório preparado para hipnotizar crianças de 0 a 14 anos.
DUO BADULAQUE
Badulaque é um duo de música infantil formado por Daniel Ayres e Julia Pittier. Apresentando um repertório autoral, os arranjos da dupla são compostos a partir da utilização de instrumentos não convencionais, percussão corporal, sapateado, violão elétrico, piano e efeitos eletroacústicos. As letras das músicas focam na criatividade, na curiosidade e na inteligência da criança.
TRUPE CIRCENSE CIRCO LAHETO
Circo, Magia e Estripulia é um espetáculo de variedades circenses. O público terá a oportunidade de entrar no mundo mágico do circo, com números como acrobacias, esquetes de palhaços e malabarismo. De um jeito descontraído, revive os grandes momentos do circo no Brasil. Ainda tem muita música e a diversão é garantida!
CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 1º FESTIVAL INFANTIL DE ARTES INTEGRADAS:
SÁBADO, DIA 23/06/2018:
Palco Principal:
16:00hs – O Pequeno Príncipe – Cia Teatral Oops!…
19:00hs – A Bandinha (SP) – Show Musical
Tenda Nariz de Palhaço:
17:00hs – Contação de Histórias
18:00hs – Brincadeiras de danças populares
Tenta Fanfarra:
17:00hs – Brincadeira percussão corporal
18:00hs – Fabricando instrumentos com produtos recicláveis
Tenda Ciranda:
17:00hs – Que som é esse? Descobrindo instrumento
18:00hs – Brincadeira de batuque
DOMINGO, DIA 24/06/2018:
Palco Principal:
13:00hs – Casquinha – Banda Cascavelvet (GO) – Show Musical
18:00hs– Duo Badulaque (SP) – Show Musical
Tenda Nariz de Palhaço:
14:00hs – Brincadeira de teatro com fantoches
15:00hs – Vivências sonoras
17:00hs – Brincadeiras de roda
Tenda Fanfarra:
14:00hs – Criações Musicais
15:00hs – Brincadeira de Cantoria
17:00hs – Brincadeira de praticas circenses
Tenda Ciranda:
14:00hs – Como fazer meu brigadeiro?
15:00hs – Mexendo o esqueleto
17:00hs – Contos Folclóricos
Segunda, dia 25/06/2018:
Palco Principal:
13:00hs – Trupe Circense Circo Laheto
17:00hs – Crupo Triii (SP) – Show Musical
Tenda Nariz de Palhaço:
14:00hs – Que som é esse? Descobrindo Instrumentos
15:00hs – Contação de histórias
Tenda Fanfarra:
14:00hs – Brincadeira de percussão corporal
15:00hs – Brincadeira de batuque
Tenda Ciranda:
14:00hs – Capoeira, Brincadeira de Angola
15:00hs – Contos Folclóricos
]]>