Entretenimento

Toda criança é um artista

Diário da Manhã

Publicado em 23 de junho de 2018 às 00:22 | Atualizado há 3 semanas

A infância é um dos perío­dos mais fortes da vida. Apesar de cada período da vida ter sua importância e seu significado, a infância permanece como um baú de características, que transformam os homens em indivíduos. O primeiro momento: o tocar em coisas novas, a falta de compromisso com assuntos sé­rios e a dedicação, quase exausti­va, em ações simples, como cons­truir casinhas com barro. De certo modo, uma criança é um artista. Desde cedo faz esculturas, quan­do brinca na terra, cria telas incrí­veis, quando encontra uma tin­ta, cria roteiros incríveis, quando está brincando com algum ami­go. Não se sabe exatamente quan­do as pessoas deixam essa veia artística e se tornam isso que são, mas a influência dos pais é algo relevante para que a arte repre­sente algo de valor para o resto da vida do filho.

Uma forma simplificada é fre­quentar e consumir produtos ar­tísticos voltados para o público infantil. A literatura juvenil brasi­leira, por exemplo, tem grandes autores produzindo e com uma profundidade criativa inovado­ra. Na cidade de Goiânia, artis­tas e produtores também movi­mentam apresentações voltadas para a criançada. A partir de hoje (23/6) começa a primeira edição do Festival Infantil de Artes Inte­gradas, contemplado pelo Fun­do de Apoio a cultura do Estado de Goiás 2016, com realização da Plant Cultura e Produções. O evento conta com shows, brin­cadeiras educativas, apresenta­ções teatrais e circo. Além disto, a programação convida o públi­co a participar criando, através de brincadeiras musicais, cria­ção de bonecos e criação de ins­trumentos de sucata e materiais reciclados.

O Festival ocorre durante todo o fim de semana (23, 24 e 25), com encerramento na segunda-feira. A programação tem início no co­meço da tarde e se estende até o anoitecer. O evento será realizado no Centro Cultural da Universida­de Federal de Goiás (CCUFG), na Av Universitária, 1533, Setor Leste Universitário, e a entrada é gratui­ta. O faixa etária para o evento, de acordo com os produtores, é de 0 a 14 anos, mas as apresentações são realizadas para todas as ida­des. Nesta primeira edição o fes­tival conta com a apresentação de artistas de estados como Pernam­buco, São Paulo e Goiás. Se apre­sentam o Grupo Triii, de São Pau­lo, A Bandinha, de Pernambuco, Casquinha, de Goiás, e a Cia Tea­tral Oops!, de Goiânia, apresen­ta a montagem da peça O Peque­no Príncipe. Também faz parte da programação a trupe de palhaços, acrobatas e artistas do Circo Lahe­to. O festival também contará com tradutores de libras e guias para crianças com deficiência visual.

PEQUENO PRÍNCIPE

Três clowns contam de uma maneira bem diferente, a partir de improviso, gangues e da mú­sica, a clássica história do Peque­no Príncipe, mas de uma maneira bem divertida e com inserções de muito humor nas criações de cada personagem. A participação ativa do público é o tempero principal do espetáculo, despertando o lú­dico de forma criativa e ativa, es­timulando a imaginação.

A BANDINHA

A Bandinha é um grupo criado em Recife em 2012. É um projeto musical lúdico voltado para crian­ças de diversas idades e inspirado no universo circense, nas trupes mambembes de teatro e na tradi­ção popular brasileira. A Bandinha leva para o palco um show que mis­tura objetos encontrados no dia a dia com os instrumentos que são usados em sua formação. Guitar­ra, baixo, bateria e voz juntam-se a garrafas, pentes, apitos e copos, mostrando que o mundo dos sons pode ser encontrado muito mais fácil do que se pode imaginar. Com seguimento interativo, explorando os sentidos, danças, brincadeiras da cultura popular e jogos coletivos. Passeando pelo cancioneiro popu­lar e grandes sucessos da história da música infantil brasileira.

CASQUINHA

Show com a banda Goiânia Cascavelvet, que depois de 7 anos na lida com o rock nos bares, pubs e teatros, enfrentando todo tipo de situações inusitadas, latadas, cria­turas da noite e rockeiros loucos. Junta suas forças e com os pode­res de Grayskull e a benção da Ga­linha Pintadinha finalmente con­sideram-se preparados para esse grande desafio que é tocar para crianças.O show conta com um repertório preparado para hipno­tizar crianças de 0 a 14 anos.

DUO BADULAQUE

Badulaque é um duo de mú­sica infantil formado por Daniel Ayres e Julia Pittier. Apresentando um repertório autoral, os arranjos da dupla são compostos a partir da utilização de instrumentos não convencionais, percussão corporal, sapateado, violão elétrico, piano e efeitos eletroacústicos. As letras das músicas focam na criativida­de, na curiosidade e na inteligên­cia da criança.

TRUPE CIRCENSE CIRCO LAHETO

Circo, Magia e Estripulia é um es­petáculo de variedades circenses. O público terá a oportunidade de entrar no mundo mágico do circo, com números como acrobacias, es­quetes de palhaços e malabarismo. De um jeito descontraído, revive os grandes momentos do circo no Bra­sil. Ainda tem muita música e a di­versão é garantida!

 

 

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 1º FESTIVAL INFANTIL DE ARTES INTEGRADAS:

 

SÁBADO, DIA 23/06/2018:

Palco Principal:

16:00hs – O Pequeno Príncipe – Cia Teatral Oops!…

19:00hs – A Bandinha (SP) – Show Musical

Tenda Nariz de Palhaço:

17:00hs – Contação de Histórias

18:00hs – Brincadeiras de danças populares

Tenta Fanfarra:

17:00hs – Brincadeira percussão corporal

18:00hs – Fabricando instrumentos com produtos recicláveis

Tenda Ciranda:

17:00hs – Que som é esse? Descobrindo instrumento

18:00hs – Brincadeira de batuque

DOMINGO, DIA 24/06/2018:

Palco Principal:

13:00hs – Casquinha – Banda Cascavelvet (GO) – Show Musical

18:00hs– Duo Badulaque (SP) – Show Musical

Tenda Nariz de Palhaço:

14:00hs – Brincadeira de teatro com fantoches

15:00hs – Vivências sonoras

17:00hs – Brincadeiras de roda

Tenda Fanfarra:

14:00hs – Criações Musicais

15:00hs – Brincadeira de Cantoria

17:00hs – Brincadeira de praticas circenses

Tenda Ciranda:

14:00hs – Como fazer meu brigadeiro?

15:00hs – Mexendo o esqueleto

17:00hs – Contos Folclóricos

Segunda, dia 25/06/2018:

Palco Principal:

13:00hs – Trupe Circense Circo Laheto

17:00hs – Crupo Triii (SP) – Show Musical

Tenda Nariz de Palhaço:

14:00hs – Que som é esse? Descobrindo Instrumentos

15:00hs – Contação de histórias

Tenda Fanfarra:

14:00hs – Brincadeira de percussão corporal

15:00hs – Brincadeira de batuque

Tenda Ciranda:

14:00hs – Capoeira, Brincadeira de Angola

15:00hs – Contos Folclóricos

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias