Entretenimento

Um planeta desértico

Diário da Manhã

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 23:16 | Atualizado há 7 anos

Caso medidas urgen­tes, com força para se­rem realmente execu­tadas e cumpridas, no que concerne à redução drástica da emissão de gases de efei­to estufa, não entrem ime­diatamente em prioridade máxima nas pautas da go­vernança mundial, as alte­rações climáticas em favor do aquecimento global serão aceleradas e ao final do sé­culo XXI a maior parte da su­perfície terrestre deverá ser um deserto, é o que afirmam os cientistas da Universida­de chinesa de Lanzhou.

Especialmente nos países em desenvolvimento have­rá uma grande expansão das regiões áridas, pois além das mudanças climáticas, verifi­ca-se um expressivo cresci­mento da população huma­na e uma relevante ampliação das cidades.Os países emer­gentes não devem reduzir a emissão de gases, pois não vão abrir mão de seus objeti­vos econômicos que ampliam o débito ambiental.

Um outro estudo publica­do por cientistas do Institu­to Massachusetts (MIT), faz um alerta para as condições extremas de temperatura e umidade que deverão atingir a zona do Golfo Pérsico ain­da nesse século. Se as emis­sões de gases continuarem crescendo, muito dificilmen­te teremos seres humanos ha­bitando essas regiões em um futuro próximo. O arrefeci­mento do corpo humano atra­vés da transpiração só ocorre em temperaturas inferiores a 36°C. Simulações de mode­los climáticos com dados pre­cisos preveem que após 2070 haverá ondas de calor extre­mo nessa região.

Dentre os chamados gases de efeito estufa, os principais vilões do aquecimento global são o Gás Carbônico (CO2), que representa 70% das emissões, o metano e o óxido nitroso.

Na verdade, a Terra já pas­sou por períodos de aqueci­mento e resfriamento com as consequentes alterações cli­máticas em alguns “momen­tos” do seu tempo geológico, portanto, não seria nenhuma novidade isso acontecer no­vamente, entretanto, os cien­tistas se preocupam com o fato de o aquecimento atual estar ocorrendo muito rapi­damente. Muitos deles acre­ditam que isso é essencial­mente causado pela elevação dos patamares de emissões decorrentes da civilização humana.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias