Entretenimento

Um retrato dos extremistas na guerra

Redação

Publicado em 3 de maio de 2018 às 22:19 | Atualizado há 7 anos

“Mesmo com o fogo intenso despeja­do pela metralhado­ra instalada no MI-17, causando muitas bai­xas nos veículos e nas tropas do general, eles avançavam como um bando de fanáticos sui­cidas brandando o fa­moso grito de guerra “Allahu Akbar” – Alá é Grande! A situação se tornou ainda mais dra­mática. […]” (Questão de Honra, p. 344)

Uma visão da fren­te de combate com os extremistas muçulma­nos no Oriente Médio. Questão de Honra, es­crito pelo engenhei­ro, estudioso de Histó­ria Militar, Yuri Belov, apresenta uma fantás­tica visão desse confli­to nos países árabes, com muita aventura e explica­ções a fundo da intricada cultura desse povo. Com um estilo que irá agradar aos leitores fãs de filmes de ação, o livro é a mistura perfei­ta para também adquirir conhe­cimento sobre a rica cultura dos países árabes – como se quem lê estivesse em uma viagem cultu­ral em meio às páginas da obra.

Na narrativa, Tristan Drake, um ex-oficial das forças especiais britânicas que também atuou no MI-6 nos tempos da Guerra Fria, ocupa hoje a posição de diretor de operações de uma empresa de arqueologia marinha instalada na ilha de Malta. Um dos navios da empresa se envolve num ter­rível e suspeito acidente. A tripu­lação, ferida e exilada, precisa ur­gentemente de socorro. Tristan, diretamente responsável por eles e num beco sem saída, recebe a providencial ajuda de um rico in­diano radicado em Londres. Em troca, Tristan insiste em auxiliar o milionário a resgatar o filho Kha­led, um jovem e talentoso hacker visto pela última vez em um mis­terioso vale encravado nas mon­tanhas do Paquistão.

Começa a partir daí uma extraordiná­ria jornada por lugares exóticos, dos confins da China a uma mina de coltan, um precio­so minério, na África, onde a crueldade pa­rece não encontrar li­mites. Porém, tornou­-se questão de honra para o veterano ex-o­ficial saldar a dívida, mesmo que para isso acabe por se envolver numa conspiração sem precedentes.

Questão de honra é um livro eletrizan­te, com ação inin­terrupta, no melhor estilo dos grandes romances de espio­nagem. O autor, Yuri Belov, com riqueza de detalhes e pes­quisa profunda, tece uma narrativa a um só tempo empolgante e con­tundente, com um olhar críti­co e audacioso sobre os tem­pos em que vivemos.

SOBRE O AUTOR

Yuri Belov ( nome fictício ) é engenheiro e gerente de proje­tos, trabalhou em diversos luga­res no Brasil e no exterior na Áfri­ca e América Latina. É estudioso de História mlitar e medieval , as­sim como apreciador de mitolo­gia. É também autor do livro Oda­lisca, lançado pela Novo Século.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias