Entretenimento

Vício Elegante – Ricardo Bacelar homenageia Belchior regravando canção

Redação

Publicado em 31 de agosto de 2018 às 22:06 | Atualizado há 1 semana

O ano é de 1996. O compo­sitor e cantor Belchior entra em estúdio para gravar o penúltimo disco de sua carreira. Para a di­reção musical e arranjos, a gra­vadora GPA convoca o pianista e compositor Ricardo Bacelar, sob a produção de Guti Carvalho.

A ideia era fazer um disco ex­plorando o lado intérprete de Bel­chior. Ele e Bacelar estão à von­tade: os dois são cearenses e já dividiram o palco algumas ve­zes. No repertório, Roberto Car­los, Adriana Calcanhoto, Caeta­no Veloso, Chico Buarque.

Para completar o repertório, Belchior propõe a Ricardo Bacelar que componham uma canção, e no estúdio os dois trabalham in­cessantemente até que terminam Vício Elegante, a última letra iné­dita gravada por Belchior, e que acaba dando nome ao disco. Ba­celar guarda com carinho uma fita que registra o momento em que os dois trabalham na melo­dia. A amizade dos dois se iniciou em 1988, quando tocaram jun­tos pela primeira vez. Bacelar tra­balhou em alguns discos da gra­vadora de Belchior (Camerati). E Belchior participou de uma faixa no primeiro disco solo de Bace­lar: Tempos de Liberdade (Ricar­do Bacelar/Jorge Hélio Chaves), do álbum in natura(2001).

Vinte e dois anos depois da­quela gravação, e um ano após a morte de Belchior, Ricardo Bacelar homenageia o par­ceiro e amigo regravando esta canção que reúne muitos dos atributos do letrista Belchior: o lirismo refinado e antenado com os anos 1990.

Para efetuaro registro, Bacelar convidou Delia Fischer para es­crever o arranjo de cordas e pro­duzir a gravação. Realizada no estúdio da Biscoito Fino, Delia reuniu uma orquestra com oito violinos, duas violas, dois violon­celoseum contrabaixocom opia­no e voz de Ricardo. Felipe Abreu fez a preparação vocal. O resulta­do é suave, poético e inspirador.

Ricardo Bacelar, que integrou o grupo carioca Hanoi Hanoi lan­çou, em 2018, o terceiro trabalho solo de sua carreira: Sebastiana. Com uma vertente jazzística, o disco foi gravado e mixado em 2017 em Miami, nos Estados Uni­dos, nos lendários estúdios Hit Factory(Criteria) eRebel11. Lan­çado em março de 2018 na Amé­rica Latina, Japão, Europa e Esta­dos Unidos, entrou na lista dos 50 discos mais tocados nas rádios de jazz norte-americanas em abril e durante 16 semanas ficou entre os 100 mais tocados. Sebastiana gravita em torno de uma releitura latino-americanade uma porção do repertório da música brasileira.

 

VICIO ELEGANTE

(Belchior/Ricardo Bacelar)

“Se uma estrela cai do céu

Vai para o Japão

E entra em meu quarto de hotel

Como a gueixa de plantão

Todo zen fumando espero

Essa deusa vem me ver

Mas sensual que um bolero

Em calma luxo e prazer

Versos perversos

das flores do mal

E nesse romance

fantasia oriental

Cenas obscenas não

Apenas de amor

Estou navegando

numa tela multicor

Ligo o rádio contra o tédio

Vício elegante

E gozo em paz seu assédio

Numa onda de amante

O viver é de improviso

Faz a própria lei

Mas navegar é preciso

Vou mandar-te um lay lay lay

Tão pós-moderna

A eterna paixão

Nesse programa

Guia de navegação

Vi seu poema

em meu computador

Estou navegando

numa tela multicor”

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias