Esportes

Bola para experiência

Redação

Publicado em 1 de junho de 2016 às 21:34 | Atualizado há 9 anos

O técnico Antonio Carlos Barbosa anunciou nesta terça-feira (31) a lista preliminar das atletas convocadas para defender a Seleção Brasileira feminina de basquete nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para o primeiro período de treinamentos, o comandante do Brasil contará com 18 nomes. Desse grupo, seis atletas deverão ser cortadas, já que o número exigido para cada equipe nas Olimpíadas é de 12 jogadoras.

A base do grupo convocado é as atletas que disputaram o Campeonato Sul-Americano. Adrianinha e Isabela Ramona, que não puderam defender o Brasil na Venezuela porque ainda se recuperam de lesão, foram incluídas na lista de Antonio Carlos Barbosa. Já Damiris, que desistiu de jogar a WNBA por problemas particulares, já se apresenta com as demais jogadoras no próximo dia 2. Havia uma preocupação por parte de Barbosa pelo fato de poder contar com as atletas que atuam nos EUA apenas no próximo dia 16 de julho.

Buscando voltar à elite do basquete feminino, a Seleção Brasileira terá a dura missão de encarar logo no primeiro jogo da fase de grupos a Austrália, tida como uma das favoritas ao pódio no Rio de Janeiro. Segundo o técnico Barbosa, sua equipe terá dificuldades, mas acredita que é possível realizar uma grande campanha atuando em casa.

“Acredito que nós possamos, sim, disputar uma medalha. Com exceção aos EUA, nenhum país pode cravar a conquista de uma medalha. Uma medalha já tem dono, você vai ter duas medalhas para sete ou nove equipes. A Sérvia foi campeã europeia perdendo três jogos, então há um equilíbrio muito grande na Europa. Os últimos resultados do Brasil nas Olimpíadas, em Londres 2012, embora o produto final tenha sido uma classificação muito ruim, não foram ruins. Quando fomos pra Sidney também estávamos distantes, perdemos três jogos na fase de classificação, terminamos em terceiro, cruzamos com a Rússia quando todos davam o jogo para nós como perdido e ganhamos delas. Minha filosofia de vida é sempre positiva, acreditar realmente que a gente pode chegar lá e fazer uma boa campanha”, afirmou.

A apresentação da maioria do grupo acontece amanhã em Campinas, no interior de São Paulo. A Seleção Brasileira deverá permanecer na cidade até o fim de junho, quando embarca para a França, onde realizará uma série de amistosos contra a seleção do país. O time francês ainda não possui vaga garantida para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e buscará a classificação jogando o pré-olímpico, que acontece no próprio país entre os dias 13 e 19 de junho.

Na volta ao Brasil, a Seleção ainda participará de um torneio internacional com o Japão, França e mais um adversário a definir. A competição quadrangular será realizada em Campinas, onde as comandadas de Barbosa voltarão à rotina de treinamentos. Antes de se hospedarem na Vila Olímpica, no dia 3 de agosto, elas ainda jogam um amistoso em Mogi das Cruzes contra um adversário também a definir.

 

PRÉ-LISTA DA SELEÇÃO FEMININA DE BASQUETE

ARMADORAS

Adrianinha – América (PE)

Bárbara – Corinthians/Americana

Joice – Corinthians/Americana

Tainá – América (PE)

 

PIVÔS

Érika – Chicago Sky

Gilmara – Corinthians/Americana

Damiris – Corinthians/Americana

Karina Jacob – Sampaio Basquete

Kelly – América (PE)

Soeli – Maranhão Basquete

 

ALAS

Isabela Ramona – Sampaio Basquete

Iziane – Sampaio Basquete

Jaqueline – Santo André

Palmira – Sampaio Basquete

Patrícia – Maranhão Basquete

Tatiane – América (PE)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias