Caminho do ouro
Redação
Publicado em 15 de abril de 2016 às 02:46 | Atualizado há 9 anosMeninas caem em um grupo mais difícil
Estão definidos os grupos do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Em sorteio realizado na manhã de ontem, as Seleções Feminina e Masculina do Brasil conheceram seu caminho na busca pelo ouro. As chaves foram definidas durante evento no Estádio Maracanã.
Quem conheceu primeiro os seus adversários foi a Seleção Feminina. No Grupo E da competição, o Brasil enfrentará China, Suécia e África do Sul. A estreia, contra as chinesas, será no dia 3 de agosto, às 16h, no Estádio Nilton Santos. Em seguida, contra as suecas, a partida será às 22h do dia 6 de agosto, no mesmo palco. O time do técnico Vadão fecha a participação da primeira fase em Manaus, no dia 9, contra a África do Sul.
“O sistema no qual o sorteio é conduzido sempre gera grupos equilibrados. A única novidade para nós é a África do Sul, que nunca enfrentei nesses dois anos com a seleção. O futebol africano está crescendo, sempre com força e velocidade. China e Suécia, já conhecemos melhor, pois jogamos muitas vezes contra. A Suécia é uma das favoritas. É um time fortíssimo, candidato a medalha. Mas nos enfrentamos constantemente e temos bastante informação sobre elas”, analisa Oswaldo Alvarez, o Vadão, técnico da Seleção Feminina do Brasil.
Já a Seleção Masculina, que ficou no Grupo A, terá pela frente Iraque, África do Sul e Dinamarca na primeira fase. O primeiro confronto, contra os africanos, será no dia 4 de agosto, em Brasília, às 16h. Na segunda rodada, no dia 7, novamente no Estádio Mané Garrincha, o confronto será às 22h contra os iraquianos. Para fechar, os dinamarqueses, em Salvador, às 22h do dia 10.
“O primeiro jogo sempre tem a adrenalina, o nervosismo da estreia, a pressão por vencer, o fato de jogar em casa, é sempre mais difícil. O Iraque tem uma boa tradição nos Jogos Olímpicos, já se classificou muitas vezes. A Dinamarca foi campeã europeia sub-21 com o time que é a base da seleção olímpica. Vamos respeitar a todos e confiar no trabalho que fizemos nos últimos dois anos”, disse o técnico do Brasil, Dunga, que reforçou seu desejo de contar com força máxima no Rio 2016.
Jogando em casa, o país terá a chance de conquistar pela primeira vez uma medalha de ouro no esporte nos Jogos Olímpicos. Enquanto a seleção masculina tem três pratas e dois bronzes, a equipe feminina já conquistou duas medalhas de prata.
Quatro medalhistas olímpicos brasileiros participaram do sorteio: Ronaldinho Gaúcho (bronze em Pequim 2008) e Aline (prata em Atenas 2004), do futebol, Janeth (prata em Atlanta 1996 e Sydney 2000), do basquetebol, e Maurren Maggi (ouro em Pequim 2008), do atletismo.
Grupos – Torneio Masculino
- Grupo A: Brasil, Iraque, África do Sul e Dinamarca
- Grupo B: Japão, Nigéria, Suécia e Colômbia
- Grupo C: México, Coreia do Sul, Ilhas Fiji e Alemanha
- Grupo D: Argentina, Honduras, Portugal e Argélia
Grupos – Torneio Feminino
- Grupo E: Brasil, Suécia, China e África do Sul
- Grupo F: Alemanha, Austrália, Canadá e Zimbábue
- Grupo G: Estados Unidos, França, Nova Zelândia e Colômbia