Cidade olímpica recebe evento-teste de marcha atlética
Redação
Publicado em 27 de fevereiro de 2016 às 01:44 | Atualizado há 9 anosA Praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, recebe neste fim de semana a Copa Brasil de Marcha, uma das modalidades mais desgastantes do atletismo, e o público poderá acompanhar, de graça, brasileiros e estrangeiros na prova “do rebolado” – e reparar como é muito mais difícil do que a corrida.
Serão várias faixas etárias largando para 20km. Amanhã, a partir das 6h30, serão os 50km (só para homens), valendo como Campeonato Sul-Americano e também como evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O percurso montado é de dois quilômetros de asfalto, com largada/chegada na Praça Tim Maia. Parafraseando o sucesso do cantor (1942-1998) popular, “Do Leme ao Pontal”, eles irão do Pontal ao… Pontal.
Marchar é andar em ritmo acelerado e exige técnica muito precisa, porque o atleta não pode ficar “no ar”. Por regra, é preciso que o marchador esteja sempre tocando o chão com um dos pés, assentando o calcanhar primeiro a cada passo e estendendo a perna de apoio em certo momento do ciclo. Daí o “gingado”, que exige muito mais esforço do que a corrida, dando a impressão de que os marchadores estão flutuando no asfalto, por horas e horas, vigiados por árbitros por todo o percurso e pelo tempo todo. Três advertências para o atleta resultam em desclassificação.
Essencial para os marchadores, a reidratação ao longo da prova precisa ser muito bem planejada. Há perigo de hiponatermia, queda extrema da taxa de sódio, o que pode causar sequelas neurológicas graves e até matar, segundo o fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto. Outro risco é hipertemia, elevação acentuada da temperatura corporal, que pode afetar funções do cérebro. Além disso, a marcha requer resistência também no aspecto psicológico.
Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, haverá três provas de marcha atlética – em 12 de agosto, os 20km para homens, e em 19 de agosto, os 20km para mulheres e os 50km para homens. Para assistir a esses eventos, não será necessário comprar ingresso, basta acompanhar o percurso pelas ruas. No evento-teste deste fim de semana, a torcida pode ir se familiarizando com a modalidade, que não é tão conhecida popularmente.
]]>