Esportes

COI inclui surfe e skate nas Olimpíadas

Redação

Publicado em 4 de agosto de 2016 às 03:15 | Atualizado há 8 anos

Os Jogos Olímpicos ganharam cinco novos esportes. No final da tarde de ontem, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que karate, skate, surfe, escalada esportiva e beisebol/softbol passam a integrar o programa em Tóquio 2020. As cinco modalidades foram sugeridas em setembro do ano passado pelos organizadores de Tóquio 2020 e aprovadas por unanimidade pelo COI.

Pelas novas regras do Comitê, estabelecidas na Agenda 2020, o país-sede pode sugerir ao menos um esporte. No caso, os cinco escolhidos estão confirmados apenas para a próxima edição dos Jogos Olímpicos. Com a inclusão desses esportes, os próximos Jogos ganham 18 eventos e 474 atletas. No total, Tóquio 2020 terá 33 modalidades e cerca de 11 mil atletas, comparados aos 10,5 mil esperados no Rio 2016.

O COI usou dois critérios para justificar a decisão de incluir as modalidades no programa olímpico: as que são extremamente populares no Japão (beisebol/softbol e karatê) e as que vão atrair atenção dos jovens (surfe, escalada e skate). “O beisebol é o esporte nacional do Japão. O karatê nasceu no país. Já os outros vão inspirar jovens a gostarem do esporte olímpico”, afirmou Yoshiro Mori, membro do comitê executivo dos Jogos de Tóquio.

Thomas Bach, presidente do COI, considerou a proposta histórica, já que é a primeira vez que tantos esportes entram em uma edição. Ele ressaltou, porém, que a inclusão só vale para 2020. “Essa proposta serve para aumentar a flexibilidade para novos programas olímpicos. Ela não é vinculada para Jogos Olímpicos no futuro”, apontou. O beisebol e o softbol terão seis seleções disputando as medalhas. O Comitê Organizador de Tóquio apontou que já entrou em acordo com quase todas as federações nacionais do esporte, com exceção da Federação Norte-Americana.

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias