Esportes

Definidos os quatro clubes que sobem para a Série A do Brasileirão em 2025

A 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro teve um desfecho eletrizante, com quatro times brigando por três vagas na elite do futebol nacional

Redação

Publicado em 26 de novembro de 2024 às 10:39 | Atualizado há 2 meses

A 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro teve um desfecho eletrizante, com quatro times brigando por três vagas na elite do futebol nacional. Santos, já campeão antecipado, acompanhou de camarote enquanto Mirassol, Sport e Ceará garantiram suas vagas na Série A de 2025. O Novorizontino, que também sonhava com o acesso, ficou pelo caminho mais uma vez. Nos bastidores, muitos apostadores usaram o código Parimatch para tentar prever os resultados dessa rodada decisiva, marcada por emoções à flor da pele.

Mirassol: o interior paulista faz história

O Mirassol cumpriu o seu papel e garantiu seu lugar na elite ao vencer a Chapecoense por 1 a 0, em casa. Dependendo apenas de si, o time paulista fez o suficiente para encerrar a Série B em segundo lugar, com 67 pontos, um a menos que o campeão Santos. O resultado coroa uma campanha histórica para o clube, que disputava a Série D há apenas quatro anos.

O acesso chega em um momento especial, já que o Mirassol completará 100 anos em 2025. A vitória foi celebrada não só pelos torcedores, mas também por autoridades, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que parabenizou o clube pela conquista em suas redes sociais. Agora, o time do interior de São Paulo, que é considerado um modelo de gestão, se prepara para medir forças com os maiores clubes do Brasil e pretende abrir os cofres para se manter na Série A por muitos anos.

Sport: Leão ruge mais alto e volta à elite

O Sport entrou na última rodada com a missão de vencer o Santos e, ainda assim, depender de um tropeço do Novorizontino ou Ceará para garantir o acesso. Jogando na Ilha do Retiro lotada, o Leão fez sua parte ao vencer o Peixe por 2 a 1, com uma atuação heroica de Lucas Lima. Emprestado pelo próprio Santos, o meia marcou os dois gols do rubro-negro.

Para contar com Lucas Lima, o Sport precisou pagar R$ 500 mil ao time paulista, devido a uma cláusula contratual. Com 66 pontos, o Sport terminou a Série B na terceira colocação, carimbando seu retorno à elite após três anos.

Ceará: acesso na base da superação

O Ceará enfrentou o cenário mais complicado da última rodada. Jogando contra o rebaixado Guarani, em Campinas, o Vozão teve dificuldades para furar a defesa adversária e acabou empatando por 0 a 0. Para aumentar o drama, o time chegou a balançar as redes, mas teve o gol anulado por impedimento.

Apesar do empate, o Ceará foi beneficiado pela derrota do Novorizontino para o Goiás e garantiu o acesso no critério de desempate. Com 64 pontos, mesma pontuação dos paulistas, o Vozão subiu graças ao maior número de vitórias. O acesso encerra uma campanha de altos e baixos e devolve o time cearense à elite do futebol brasileiro, reforçando a força do Nordeste no cenário nacional.

Novorizontino: outra frustração na reta final

O Novorizontino chegou à última rodada dependendo apenas de suas forças para garantir o acesso, mas a derrota por 1 a 0 para o Goiás, fora de casa, frustrou os planos da equipe. Com 64 pontos, o mesmo do Ceará, o time paulista foi superado no número de vitórias e terminou a Série B na quinta colocação.

O destino do Novorizontino poderia ter sido diferente. A equipe reclama de um pênalti não marcado aos 15 minutos do segundo tempo, depois que um defensor adversário tocou a mão na bola. Além disso, o atacante Neto Pessoa poderia ter colocado a equipe na Série A, mas perdeu um gol incrível perto da linha da pequena área aos 31 minutos, quando a partida ainda estava 0 a 0.

O Tigre do Vale ficou no G-4 por 19 rodadas seguidas, mas a queda de rendimento nos últimos três jogos custou caro. Pelo segundo ano consecutivo, o Novorizontino ficou no quase.


]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias