Escaladas para a missão
Redação
Publicado em 13 de julho de 2016 às 02:16 | Atualizado há 9 anosO técnico da seleção brasileira feminina de futebol, Oswaldo Alvarez, o Vadão, anunciou ontem o grupo de 18 jogadoras para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Optando por utilizar um maior número de atletas que defendem a Seleção Permanente, como contratadas diretas da CBF, o treinador ainda escolheu nomes mundialmente consagrados, como Marta, que atua na Suécia, Cristiane e Érika, ambas do Paris Saint-Germain.
“Temos jogadoras bem jovens, como a Andressinha e a Camila, e experientes, como a Formiga, a Cristiane e a Marta. Essas três atletas, com toda a experiência Olímpica e de seleção brasileira, vão dar equilíbrio às jogadoras jovens. E quando digo jovens não é só em termos de idade, como também aquelas que nunca disputaram os Jogos”, diz Vadão.
Do grupo convocado, somente três atletas ainda não estão treinando em Itu (SP): as duas jogadoras que atuam na Coreira do Sul, Bia e Thais Guedes, e Marta, que está na Suécia. “A maior resistência está na equipe coreana, porque a Bia teve uma contusão e (os dirigentes) estão segurando um pouco mais”, diz Vadão, que espera Marta entre os dias 15 e 16, enquanto Bia deve chegar no dia 19. “Mas estamos tentando trazer antes.”
Segundo Vadão, um de seus objetivos foi organizar o time de forma a não depender exclusivamente do desempenho de Marta. “Queremos que a bola chegue a ela para que ela possa fazer o melhor, que é decidir”, explica. E fez uma comparação. “Tentamos fazer algo parecido com o que o Barcelona faz para que o Messi, o Neymar e o Suarez tenham condições de fazer o que eles sabem fazer de melhor, que é decidir, evitando que o Messi tenha de carregar o peso sozinho.”
Além dos 18 nomes principais, Vadão também chamou quatro suplentes, que integrarão o elenco tanto nos treinos para as Olimpíadas quanto nos amistoso preparatório contra a Austrália, no dia 23 de julho.
A seleção feminina fará seu último amistoso antes do Rio 2016 dia 23 de julho, contra a Austrália, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE). De lá, o grupo vai diretamente para a Vila Olímpica, onde ficará para seus dois primeiros compromissos no Rio 2016, ambos no Estádio Olímpico: dia 3 de agosto, contra a China, e dia 6, contra a Suécia. Na sequência, a equipe viaja para Manaus, onde participa do último jogo da fase de grupos contra a África do Sul, dia 9, na Arena da Amazônia.
Goleiras:
Bárbara- Seleção Permanente
Aline- Seleção Permanente
Laterais:
Fabiana- Dalian Quajian (CHI)
Poliana- Houston Dash (EUA)
Thamires – Fortuna Hjorring (DIN)
Zagueiras:
Mônica- Orlando Pride (USA)
Rafaelle- Changchun Club (CHI)
Bruna Benites- Seleção Permanente
Érika- Paris Saint-Germain (FRA)
Meio-campistas:
Thaísa- Seleção Permanente
Formiga- Seleção Permanente
Andressinha- Houston Dash (EUA)
Marta- FC Hosenbergh (SUE)
Atacantes:
Debinha- Dalian Quajian (CHI)
Cristiane- Paris Saint-Germain (FRA)
Andressa Alves -Barcelona (ESP)
Bia Zaneratto- Steel Red Angels (COR)
Raquel- Changchun Club (CHI)
]]>