Meia com cheiro de gol
Diário da Manhã
Publicado em 27 de setembro de 2018 às 00:26 | Atualizado há 6 anosCom 28 rodadas no Campeonato Brasileiro Série B, a 10 do final da disputa, o Atlético ainda possui um dos melhores ataques da competição. Diante de 39 gols marcados até aqui, só fica atrás do líder Fortaleza (43) e do segundo colocado Goiás (40). E, por conta da recente venda do atacante Júnior Brandão, para o Ludogorets da Bulgária, o Dragão tem um novo artilheiro do clube na segundona: João Paulo.
O meia de 28 anos possui 24 jogos disputados pelo Atlético no Brasileirão e marcou seis gols desde que começou a vestir a camisa atleticana. Mesmo atuando mais recuado em um sistema tradicional do técnico Claudio Tencati com três atacantes, João Paulo passou a ser o principal goleador do Dragão na Série B, até por sua característica de movimentação muito rápida e participação mais incisiva nas jogadas ofensivas do rubro-negro.
“Estou tranquilo quanto a isso. Para mim, não é o objetivo ser artilheiro da equipe. O objetivo maior é conseguir deixar o Atlético na Série B, a princípio, e mais para frente brigar por outras situações. A responsabilidade é de todos do grupo, e todo mundo está preparado para assumir isso. Eu procuro dar o meu melhor em cada treino e cada jogo para ajudar meus companheiros dentro de campo. Claro que os zagueiros adversários se preocupam mais com os atacantes, e sempre quando dá, a gente do meio de campo entra na área, pois sempre sobra alguma bola”, opinou o meia.
Faltando 10 jogos para acabar a Série B, o Atlético soma 43 pontos na tabela. O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em estatísticas de futebol, prevê que há 95% de chances de acesso na equipe que somar 61 pontos na segundona – pontuação menor em relação às últimas temporadas. Com isso, caso o Dragão vença seis das últimas 10 partidas – cinco a serem disputadas no Antônio Accioly – dificilmente não estará na elite do futebol brasileiro em 2019. Por isso, a primeira das “finais” será neste sábado (29), contra o Figueirense, às 16h30 em Florianópolis (SC).
“A gente tem 10 decisões pela frente. Sábado é uma, a primeira delas. A gente vai lá e procurar fazer um grande jogo e pontuar. Nós sabemos que o Figueirense é uma equipe qualificada, de grandes jogadores, mas aqui também temos tudo isso. É procurar pontuar mesmo. Temos que estar em todas as situações. Independente se estiver fazendo sol, chuva ou frio. Sempre precisaremos estar preparados e passar por cima de tudo”, decretou João Paulo.
]]>