Prefeito entrega chave a australianos
Redação
Publicado em 28 de julho de 2016 às 02:15 | Atualizado há 8 anosUm grupo de atletas da Austrália, além da chefe de missão australiana Kitty Chiller, participou nessa terça-feira (27) de um encontro com o prefeito Eduardo Paes, na Vila dos Atletas. O grupo havia adiado a entrada em seus apartamentos à espera da conclusão de obras de acabamento. “Meu segundo time vai ser a Austrália. É fácil porque a camisa é amarela também”, disse Paes, que entregou aos australianos a chave da cidade. “Eu estive com os australianos e sei que o prédio tinha problemas. Então vim aqui para pedir desculpas formais”, afirmou.
Paes disse ainda que a Austrália será o único país a receber a chave da cidade. “O Rio está aberto para eles. Tomara que ganhem muitas medalhas”, afirmou. Chiller, por sua vez, destacou a união entre os atletas, os comitês Rio 2016 e australiano e a prefeitura. “Essa chave representa também o espírito olímpico”, declarou.
Paes ainda aproveitou para se desculpar dos problemas e da declaração de que iria colocar cangurus em frente ao prédio para os australianos se sentirem em casa: “Esta é uma cerimônia diplomática. Estive com os australianos e vi que a situação não estava boa, reconheci isso. Vim aqui para uma desculpa formal. Sei que o canguru é um símbolo do país e sei que não era momento de fazer brincadeira. Eu sabia que vocês se sentiriam em casa com um canguru aqui, mas as pessoas disseram que isso não era uma coisa educada de se dizer. Acabou causando um problema. Estou feliz por entregar a chave da Vila para a Austrália. Essa vai ser a única delegação que vai receber a chave da Vila. O Rio está aberto à Austrália. Tomara que ganhe muitas medalhas”, disse Eduardo Paes.
Os avanços desde domingo agradaram os australianos, que entraram na Vila com seus atletas pela primeira vez na noite de terça-feira, um dia antes do que previa inicialmente. Hoje, não há atletas do país em hotéis do Rio. Todos que chegaram à cidade estão na Vila.
“Chegamos ontem à noite na Vila e encontramos tudo ótimo. Claro que quando recebemos a notícia de que não estava tudo pronto, ficamos um pouco preocupados, mas não foi um grande problema”, disse Glenn Turner, atleta do hóquei sobre grama.
]]>