Esportes

Projeto de lei pede volta de atividades físicas para prevenção do coronavírus

Diário da Manhã

Publicado em 17 de abril de 2020 às 11:02 | Atualizado há 5 anos

Um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde no último sábado (11) constatou que das 944 mortes analisadas e catalogadas, 43 mortes foram de pessoas com obesidade, e dessas, 24 tinham menos de 60 anos.

A obesidade, geralmente, está associada a outras comorbidades como pressão alta e diabetes. O motivo é o caráter inflamatório da doença, que também pode prejudicar o sistema respiratório. Acredita-se que no Brasil mais da metade da população tenha sobrepeso e uma em cada cinco pessoas, tenha obesidade.

É notório que quanto mais preparados estivermos, melhor poderemos lidar com as adversidades. Casos recentes de pacientes idosos recuperados mostram que o sistema imunológico é a única arma que se tem contra a doença no momento, e também é o que explica a cura de idosos em idade tão avançada.

Diante da necessidade de promover saúde aos goianos, o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo (PSL) apresentou um projeto de lei que solicita a liberação para o funcionamento das academias, guardadas as normas de higiene e segurança desses locais.

No texto, o parlamentar alerta que a atividade física é reconhecida como “meio de promoção à saúde e a qualidade de vida sendo celebrada como uma das principais estratégias de intervenção não farmacológica e de baixo custo, para a prevenção de doenças e enfermidades futuras”.

“A prática de atividades e exercícios físicos é essencial a população, como alerta a própria Organização Mundial da Saúde”, lembra Humberto Teófilo. O projeto de lei seguirá para a governadoria que decidirá pela sanção ou pelo veto da proposta.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias