Que seja assim
Redação
Publicado em 10 de junho de 2016 às 02:45 | Atualizado há 9 anosO começo foi inesperado, mas a seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória no Grand Prix, batendo a Itália por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/15, 25/15 e 27/25, na base da experiência. Em partida realizada na Arena Carioca 1, instalação que será usada na Olimpíada do Rio de Janeiro, o Brasil teve um início ruim, mas depois se recuperou e garantiu o resultado positivo.
A intensidade apresentada pela jovem seleção italiana no começo do jogo assustou as brasileiras. As visitantes rapidamente abriram 5/1, com atuação marcante de Egonu, promessa de apenas 17 anos. O Brasil não se abalou e manteve a concentração. Fazendo um ponto de cada vez, a seleção aproveitou as chances que teve, principalmente com Sheilla, e virou o marcador, indo para a primeira parada técnica obrigatória vencendo por 8/7.
As italianas permaneceram em alto ritmo, dificultando a vida das brasileiras. Egonu seguia trazendo problemas para a defesa do Brasil. Apesar disso, a inexperiência das italianas levava a erros desnecessários. A seleção brasileira foi para a segunda parada técnica obrigatória com 16/14 no placar. Na volta, porém, o Brasil caiu de rendimento, falhando bastante na recepção. Aproveitando os equívocos do adversário, a Itália levou o primeiro set.
O segundo set começou de forma parecida, com as italianas na frente no placar. As brasileiras buscaram o resultado e passaram à frente ainda no início, fazendo 6/5. Errando menos e contando com a sorte nos ataques, o Brasil foi pontuando e abrindo vantagem, ganhando confiança. As jovens da Itália sentiram a pressão e não conseguiram manter o nível elevado. Em ponto de saque de Fernanda Garay, o Brasil empatou o jogo.
A vitória na segunda parcial animou as brasileiras, que mantiveram o desempenho no set seguinte. Acuadas, as italianas continuaram enfrentando dificuldades, já que os ataques não caíam mais. Soberanas, as donas da casa não deram chances às adversárias e marcaram um novo 25/15, passando à frente no placar.
No quarto set, o Brasil se deixou levar pela vantagem e diminuiu o ritmo. A Itália retomou o foco e voltou a incomodar. A partida se tornou equilibrada mais uma vez. Malinov, Diouf e Sylla colocavam a bola na quadra brasileira e comandavam a seleção italiana. Mesmo sofrendo no ataque e na recepção, as brasileiras não desistiram e conseguiram levar o jogo para 24/24, tendo o match point no 25/24, mas desperdiçando-o com uma invasão. Isso não tirou a concentração das donas da casa que voltaram a ter o ponto do jogo em um bloqueio e fecharam a partida após um ataque para fora de Diouf.
Com a vitória, o Brasil saiu na frente no Grupo B do Grand Prix, que, além da Itália, conta com Japão e Sérvia. As brasileiras voltam à quadra hoje, às 14h10 (de Brasília), para enfrentar as japonesas. No domingo, às 10h05 (de Brasília), as adversárias serão as sérvias, no encerramento da primeira fase.
]]>